quinta-feira, abril 20, 2017

O terceiro mandato de Fernando Tavares Pires

Fernando Pires e Agostinho Tavares

O social-democrata Fernando Tavares Pires recandidatou-se em 2001 e foi reeleito presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, para o seu terceiro mandato consecutivo.
A posse foi a 9 de Janeiro de 2002 e Manuel Duarte Marques de Almeida (Capitão) e Rui Jorge dos Reis Fernandes, ambos do PSD, continuaram, respectivamente, como secretário e tesoureiro do executivo. E também Jorge Manuel dos Reis Soares, no seu caso como presidente da Assembleia de Freguesia.
Jorge Soares
O acto eleitoral de há 16 anos voltou a ter apenas duas listas. As seguintes:
- PSD (370 votos): 1 - Fernando Tavares Pires; 2 - Manuel Duarte Marques de Almeida; 3 - Rui Jor-
ge Reis Fernandes; 4 - Jorge Manuel Reis Soa-
res; 5- Carlos Manuel Almeida Reis; 6 - José Gonçalves Martinho; 7 - Victor Manuel de Almei-
da Melo; 8 - João Paulo Martins Pires; 9 - José António Santos Pires; 10 - Agostinho Albino Pi-
res Tavares; 11 - Álvaro Manuel Estima Soares; 12 - Angelino Gomes da Conceição; 13 - Dinis Tavares dos Reis; 14 - Nelson Tavares Neves. 
Aníbal Saraiva
- PS (87 votos): 1 - Aníbal Marques Saraiva; 2 - Luís da Costa Tavares Gonçalo; 3 - Jorge Manuel Almeida Marques; 4 - Maria de Lurdes Carvalho Cadinha; 5 - José Soares Lamas; 6 - Carlos Alberto de Almeida Reis, 7 - Carlos Samuel Oliveira Martinho; 8 - Elisiária Maria dos Reis Santos Fra-
megas; 9 - Fernando Jorge dos Reis Tavares; 10 - Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas; 11 - Isolina de Fátima das Neves Polido; 12 - Luís Manuel Morais Fernandes; 13 - António Jorge dos Reis Brandão 14 - António José dos Reis Tavares. 
Esta lista, segundo a Revista da Junta de Fregue-
sia, editada em 2009, era formada por candidatos do PS e do CDS/PP, nos termos de um acordo entre estes dois partidos. 
José Martinho

Assembleia de Freguesia

A Assembleia de Freguesia continuou presidida por Jorge Manuel dos Reis Soares, que a 29 de Abril de 2004 e por se ausentar para o Brasil, foi substituído por Agostinho Albino Pires Tavares. 
A Mesa desta AF ribeirense teve os secretários José de Oliveira Martinho (1º.) e Carlos Manuel Almeida Reis (2º.).


Manuel Almeida (Capitão), Fernando Pires
 e Rui Fernandes - a JFOR eleita em 2001
Algumas curiosidades

1 - O presidente Fernando Tavares Pires manteve os mesmos secretário e te-
soureiro, respectivamen-
te Manuel Duarte Marques Almeida (Capitão) e Rui Jorge Reis Fernandes.
2 - Jorge Manuel dos Reis Soares e Álvaro Manuel Estima Soares são primos (filhos de irmãos).
Carlos Reis
3 - Carlos Manuel Almeida Reis é padre católico, mas, na altura, já não exercia o mandato sacerdotal, por ter abdicado do múnus.
4 - O mesmo padre Carlos Manuel Almeida Reis é primo de José António dos Santos Pires (por afinidade, este casado com uma prima), ambos candidatos do PSD.
5 - Carlos Reis é primo, também, de Jorge Manuel dos Reis Soares, ambos do PSD.
6 - José Gonçalves Martinho, sexto candidato do PSD, é pai de Carlos Samuel de Oliveira Martinho, que era sétimo da lista do PS (e CDS). 
Carlos Samuel
7 - O mesmo José Gonçalves Martinho, sexto do PSD em 2001, é pai de Eugénia Cristina de Oliveira Martinho, que foi sexta do PS em 1997.
8 - Agostinho Albino Pires Tavares, décimo do PSD, tinha sido o segundo presidente do Junta de Freguesia, eleito em 1979 para o mandato de 1980/82, mas então pela lista do PS.
 9 - O mesmo Agostinho Albino Pires Tavares voltou a ser candidato pelos socialistas em 1982 (quarto lugar da lista e eleito presidente da Assembleia de Freguesia) e 1985 (também em quarto).
Luís Gonçalo
10 - Dinis Tavares dos Reis, 13º.  candidato do PSD, era tio de Nelson Tavares das Neves, 14º. e último da mesma lista.
11 - Luís da Costa Tavares Gonçalo, segundo da lista do PS, é filho de Luís Tavares Gonçalo, que tinha sido 11º. da lista do CDS em 1982.
12- José Soares Lamas, quinto candidato da lista do PS em 2001, tinha sido quarto em 1993 e sétimo em 1997, em ambos os casos pelo CDS.
13 - O mesmo José Soares Lamas é genro de António de Almeida Soares dos Santos, que foi terceiro candidato do PS em 1997.
Paulo Rogério
14 - Elisiária Maria dos Reis Santos Framegas é prima de Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas (filhos de irmãos), respectivamente nona e décimo do PS em 2001.
15 - O mesmo Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas já tinha sido candidato do CDS em 1997 (décimo lugar) e 1993 (nono).
16 - É filho de Messias dos Santos Framegas, que foi candidato do CDS em 1979 (em 11º. lugar da lista) e 1982 (oitavo).
17 - É sobrinho da Manuel Estima dos Reis (Neca), que foi candidato do CDS em 1985.
18 - Fernando Jorge dos Reis Tavares (nono lugar) e António José dos Reis Tavares (14º. e último), ambos do PS, são irmãos.
19 - O mesmo António José foi candidato do PS em 1989 (5º. lugar) e 1997 (1º. lugar da lista).
20 - António Jorge dos Reis Brandão, 13º. candidato da lista do PS, é primo de Rui Jorge dos Reis Fernandes (3º. do PSD).
21 - E etc. etc. etc... 
Elisiária Framegas

Eleições em Óis da Ribeira
Mulheres candidatas
nas autárquicas

As eleições autárquicas de Óis da Ribeira, em 2001, repetiram candidaturas no feminino.
A estreia deste sexo, em termos eleitorais, tinha sido precisamente 4 anos antes - quando se can-
didataram Eugénia Cristina de Oliveira Martinho (do PS) e Ana Luísa Estima Soares (do CDS). 
Lurdes Cadinha
Em 2001, Maria de Lurdes Carvalho Cadinha (4ª.), Elisiária Maria Reis Santos Framegas (8ª.) e Isolina de Fátima Neves Polido (11ª.), foram respectivamente, a terceira, quarta e quinta mulheres a entrar na lista de candidatos do PS.
Nenhuma delas foi eleita, assim quis a força dos votos na lista que integraram, mas para a história fica a novidade e disponibilidade destas mulheres ribeirenses para servirem a causa pública - que em Óis da Ribeira como em muitos lados é normalmente assumida por homens.

Dinis T. Reis

Óis da Ribeira
Memória dos eleitos

As eleições autárquicas de 2001, em Óis da Ribeira, tiveram duas listas partidárias, que envolveram 28 candidatos.
Dinis Tavares dos Reis, candidato do PSD em várias eleições locais, é o único dos 28 que já faleceu. Deixamos o registo, em sua memória.

Sem comentários: