quinta-feira, maio 04, 2017

A política ribeirense, de pai para filho(a) - 1

Óis da Ribeira e as sedes da Arcor e da União de Freguesias de TravassÓis

Isauro de Carvalho
Almeida e Santos
A política autárquica ribeirense, sendo obviamente republicana, tem alguns aspectos dinásticos - qual monarquia institucionalizada na ela-
boração das listas de candidatos. Ou mera e subjectiva ambição familiar a embrionar os pequenos poderes lo-
cais, os pequenos e grandes favo-
res, das eventuais influências que se agenciem (ou não) para promover (ou não) o interesse colectivo.
A lista é longa, surpreendentemente longa, e pode até pecar por defeito. Isto é, o levantamento do d´Óis Por Três poderá não estar completo. Hoje, aqui mostramos dois casos, que nos parecem emblemáticos.


Vital Santos (2005)
Isauro Santos e
o filho Vital Santos

Isauro Carvalho de Almeida Santos, presidente da Comissão Administrativa pós 25 de Abril, em 1974/1975, e primeiro presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira eleito. Exerceu os mandatos de 1977/79 e 1982/85 e, pelo meio destes, foi secretário (no executivo de Agostinho Tavares) e voltou a ser candidato em 1985 (2º.) e 1989 (3º. lugar).
Vital San-
tos (2013)
O filho, Vital de Oliveira Almeida Santos, candidatou-se a presidente da Junta de Freguesia nas eleições de 1985, liderando a lista da Aliança Povo Unido (APU), a actual Coligação Democrática Unitária (CDU), formada pelo PCP e Os Verdes.
Verde ou cor de rosa (do PS), ou vermelho (do PCP), Vital Santos candidatou-se nas autárquicas de há 32 anos contra as listas do PSD, que venceu (liderada pelo primo Manuel Soares), do CDS (de Arménio Pinheiro da Silva) e do PS (de Armando Tavares dos Reis). O pai, Isauro Carvalho de Almeida Santos, era o segundo desta lista socialista.
Pai contra filho, ou vice-versa.
Vital Santos continuou a sua saga eleitoral autárquica candida-
tando-se em 2005 pela Lista Independente de Óis da Ribeira (LIOR), em segundo lugar, depois de Diamantino Alves Correia. 
Voltou às lides eleitorais assumindo as cores do PS em 2009 (13º.) e 2013 (4º. lugar e actual eleito da Assembleia de Freguesia).


Albertino Soares e Álvaro Soares, pai e filho
Albertino Soares 
e seus 4 filhos 
candidatos
- Álvaro, Ana Luísa, Filomena e Pedro

Albertino Gomes Soares foi o líder da lista do CDS em 1997. A lista incluía a filha Ana Luísa Estima Soares, em quarto lugar.


Filomena Maria
Estima  Soares
Ana Luísa
Estima Soares
Ele mesmo tinha sido candidato do CDS em 1979 (4º. lugar), em 1982 (3º.) e os três outros filhos foram várias vezes candidatos.
Álvaro Manuel Estima Soares estreou-se nas lides políticas autárquicas locais em 1989, quando foi 6º. candidato da lista do CDS, liderada por Eugénio Pinheiro. Continuou a saga autárquica, mas 
Pedro Miguel
Estima Soares
mudou de partido, para o PSD, candidatando-se em 1993 e 1997 (9º.) e em 2001 (11º. lugar), sempre em listas lideradas por Fernando Tavares Pires.
Filomena Maria Estima Soares foi candidata do PS em 2009, em 18º. lugar, na lista de Carla Tavares.
Pedro Miguel Estima Soares, o quarto irmão, candidatou-se sempre pelo PSD: em 2005 (8º.), em 2009 (6º.), em listas de Fernando Tavares Pires, e em 2013 (14º. lugar), na lista de Sérgio Neves, na União de Freguesias de TravassÓis.
Ana Luísa Estima Soares não era ao tempo, mas veio a ser nora de Orlando Rino, candidato do CDS em 1976 (5º.) e do PSD em 1979 (10º. lugar). Pelo seu casamento com Milton Rino, filho de Orlando (e Paula Figueiredo).

Sem comentários: