quinta-feira, setembro 27, 2018

Ana Maria foi para o Brasil... E outros mais!


A ribeirense Ana Maria da Conceição tinha 28 anos e, com um filho nos braços, emigrou para o Brasil em 1883. A 25 de Setembro desse ano de há 135 anos foi-lhe emitido o respectivo e necessário passaporte.
Pouco, ou quase nada, se sabe dela, se era casada se era solteira, ou viúva, para além de ser costureira e filha de Joaquim Videira (apelido inabitual em famílias de Óis da Ribeira) e de ter levado para o Brasil o filho Augusto Videira da Conceição, de apenas 11 anos, averbado ao seu passaporte
Ana Maria não sabia ler e embarcou em Lisboa, supostamente para o porto do Rio de Janeiro, e era de estatura, nariz e boca regulares (o que significaria não ter defeitos físicos à vista), olhos e cabelos castanhos e rosto comprido.
O que terá acontecido na sua vida? 
Jorge Élio

Ribeirenses
no Brasil !

Não são muitos os ribeirenses actualmente radicados no Brasil. Aleatoriamente, e em mero exercício de memória (perfeitamente falível), o d´Óis Por Três lembra-se de:
1 - Orlando Rino: Irmão de Zulamar (Zola), já falecida, e de Ondina. Foi casado com Paula Figueiredo e é paua de Cristina Susana e Milton 
Orlando Rino
Rino. Mora e é comerciante em Rio Grande, cidade do Estado do Rio Grande do Sul.
2 - José Augusto Reis: Irmão de Maria do Carmo e Maria Eugénia Estima Ferreira dos Reis. Aposentado, mora na cidade de Pelotas, Estado do Rio Grade do Sul, onde foi empresário de padarias.
3 - Jorge Manuel dos Reis Soares: Filho de João Bernardino Gomes Soares e de Maria do Carmo, sobrinho de José Augusto Estima Ferreira dos Reis. Tem interesses empresariais em Pelotas, onde se desloca frequentemente.
4 - Jorge Élio dos Reis Framegas: Filho de Joaquim 
Nelson Martins
António e sobrinho de Messias, Alípio e Aurélio. Tem interesses empresariais no Recife.
5 - Octávio Pinheiro: Irmão de Severino, Esmeralda, José, Modesto Clemente e Marcedes. Aposentado, morará na área d Rio de Janeiro. Foi cunhado de Lisete, António e Amélia Dias Figueiro (Zico).
6 - Irmãos Estima: Tios de Erminda, José Bernardino, Maria do Carmo e Maria Eugénia. Os sobrevivos vivem no Rio de Janeiro.
7 - Nelson Melo Martins: Filho de José Martins de Oliveira e de Rosa Maria de Almeida Melo Martins. irmão de Francisco. Vive em Jacaí, cidade do Estado de Minas Gerais, onde terá um bar-restaurante.
Outros haverá, que desconhecemos. Quem quiser indicá-los, pode fazê-lo para o emal doisportres2@gmail.com 

Sem comentários: