sábado, setembro 15, 2018

Eugénio Pinheiro de Almeida nasceu há 113 anos!

Eugénio Pinheiro de Almeida

O ribeirense Eugénio Pinheiro de Almeida, importantíssimo empresário comercial e industrial de Viana do Castelo, nasceu a 15 de Setembro de 1905. Há 113 anos!
Natural de Óis da Ribeira e filho de José Pinheiro de Almeida, carpinteiro, e de Mariana de Jesus Viegas, jornaleira, era neto paterno de Maria dos Santos Pinheiro e materno de Rosa Florinda Viegas. Cedo, ainda bem jovem, partiu para Viana do Castelo, onde trabalhou como empregado comercial, cedo se emancipando e sucessivamente criando um diversificado grupo empresarial na área dos panos, tecidos, lençóis e boinas, que expandiu por Portugal e Espanha, e depois pela área industrial, principalmente do sector cerâmico.
A pujança empresarial gerou centenas de empregos em toda a região do Minho e a sua entrada no sector bancário (espanhol) e até no jornalístico (um jornal político vianense, de que foi proprietário e director).
Alexandre Pinheiro

Família Pinheiro
de Óis a Ribeira

Eugénio Pinheiro de Almeida teve quatro irmãos, já todos falecidos: Elísio, Alexandre, Porfírio e Severino.
1 - Alexandre Pinheiro de Almeida (foto) nasceu a 22 de Fevereiro de 1909 e faleceu em Óis da Ribeira. Foi casado com Arménia Framegas e pai de Eugénio (falecido em Viana), José (morador em Viana) e de Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, dono da vacaria da Rua António Berna, em Óis da Ribeira.
2 - Elísio Pinheiro de Almeida nasceu a 10 de Março de 1908 e faleceu em Viana do Castelo. Foi casado com Rosa Rodrigues Ferreira, de Almear, e teve três filhas, todas professoras: Lurdes (na Alemanha), Rosa e Fátima, ambas em Viana do Castelo. Faleceu a 12 de Julho de 1973.
3 - Porfírio Pinheiro de Almeida nasceu a 4 e faleceu a 5 de Janeiro de 1904.
4 - Severino Pinheiro de Almeida nasceu a 19 de Julho de 1903 e faleceu a 5 de Janeiro de 1907.
Eugénio Pinheiro 
(filho)

Família Pinheiro
em Viana do Castelo!

Eugénio Pinheiro de Almeida foi casado Deolinda Dias Alves Arezes, com cerimónia a 30 de Dezembro de 1931. Enviuvou, sem filhos, a 30 de Julho de 1932 e casou, em segundas núpcias e a 28 de Dezembro de 1938, com a cunhada, Maria Helena Dias Alves Arezes, falecendo esta a 16 de Outubro de 1941, também sem filhos.
O terceiro casamento foi com Maria Laurinda Martins, agora viúva e mãe dos seus três filhos: Ana Maria, Eugénio e Maria Eugénia Martins Pinheiro.
O filho Eugénio Martins Pinheiro notabilizou-se na área do Desporto: foi presidente da Federação Portuguesa de Boxe e considerado uma das 100 personalidades desportivas portuguesas do Século XX. Em 2003, recebeu o Prémio de Mérito Desportivo atribuído pela Confederação Portuguesa de Desporto. Integra o Conselho Mundial do Boxe.
- Neto de Óis da Ribeira no Conselho
Mundial do Boxe! - Ver AQUI

Sem comentários: