segunda-feira, setembro 24, 2018

Passaportes para Rita e Albino, emigrantes no Brasil!


O dia 24 de Setembro de 1883, há 135 anos, foi dia de emissão de passaportes para dois ribeirenses: Rita e Albino! Ambos para o Brasil!
RITA MARIA 
DE JESUS tinha 26 anos e era costu-
reira, casada com Sebastião Pereira de Conceição Jú-
nior, solteiro e car-
pinteiro, a 6 de Julho de 1878. 
Rita, de rosto com-
prido, cabelo e olhos castanhos, tinha uma cicatriz na face es-
querda e um outra no lábio superior. Não sabia escrever e terá emigrado para se juntar ao marido. Era filha de José Ferreira Félix, de Águeda, e de Maria Rita, de Alquerubim, moradores em Cabanões.
Sebastião era filho de João António de Conceição e de Ana Pereira da Conceição, que também moravam em Cabanões, lugar meeiro de Óis da Ribeira e Travassô.
ALBINO PEREIRA SIMÕES 
DE CARVALHO tinha a 21 anos, solteiro e trabalhador rural, filho de Manuel Simões de Carvalho, pescador, e de Maria Marques de Oliveira, jornaleira, ambos de Cabanões. Tinha pelo menos mais dois irmãos: Ricardo e António.
Alto, media 1,82 metros, altura relevante para esses tempos de há 135 anos. Tinha rosto comprido e cabelo preto, olhos castanhos e marcas de bexigas no rosto. Não sabia escrever.
O que terá acontecido a estes dois ribeirenses, na sua aventura migratória por terras do Brasil? Quem serão, em Óis da Robeira, os seus descendentes vivos? E, no Brasil, terão deixado descendência?

Sem comentários: