domingo, setembro 30, 2018

Homenagem, há 18 anos, ao Barqueiro Zebedeu Costa!

Placa do Largo Barqueiro Zebedeu, descerrada a 30 de Setembro de 2000: o neto Dinis
 Pereira e os presidentes Fernando Pires (Junta de Freguesia de Óis da Ribeira), Castro
 Azevedo (Câmara) e Horácio Marçal (Assembleia Municipal de Águeda
A casa que foi do Barqueiro Zebedeu, agora dividida por dois
netos: Dinis (a primeira e de branco) e Joaquim/Zebedeu
(a segunda, antes da de 1º. andar)

A Junta de Fre-guesia de Óis da Ribeira homena-
geou o barquei-
ro Zebedeu Al-
ves da Costa a 30 de Setembro de 2000, há pre-
cisamente 18 anos, atribuindo o seu nome ao largo do rio, junto à que foi sua residência da Rua Adolfo Pires dos Reis - a do Viveiro e imediatamente a juzante da ponte do rio Águeda.
Zebedeu foi o ultimo barqueiro a assegurar a passagem de Óis da Ribeira para e de Cabanões, no rio Águeda - até à construção da ponte, inaugurada a 25 de Maio de 1952. O serviço era contratado com a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira e por arrematação pública. Entre outras obrigações, particularmente as horárias, tinha de ter duas embarcações disponíveis (para passageiros e carros) e ambas sempre limpas e bem assoalhadas.
Placa do Largo Zebedeu Alves da
Costa  - o Barqueiro. Está semi-
-abandonada, como outras coisas
públicas de Óis da Ribeira

Uma família 
de barqueiros

Zebedeu Alves da Costa nasceu a 29 de Julho de 1886, filho de Joaquim Alves da Costa e de Maria Bárbara Soares dos Santos. Neto paterno de Manuel Alves da Costa e de Ana Ma-
ria Carvalho e materno de António Lopes dos Santos e Rosa Emília Soa-
res. Casou a 23 de Maio de 1907, aos 20 anos e com Maria Augusta Pires, de 25, ambos ao tempo jornaleiros, ela filha de Maria José Pires Ferreira. 
Pertencia a uma família de barqueiros que, pelo menos durante o século XX. Viria a falecer a 15 de Junho de 1954, aos 68 anos e vítima de doença e de-
pois de um ataque epiléctico, quando estava internado no Hospital Conde Sucena, em Águeda.
Descendentes, na actualidade e entre outros, são os netos Dinis de Oliveira Alves Pereira, filho de Cesaltina e morador em Eirol (na foto), Zebedeu (ausente nos Estados Unidos) e Joaquim de Oliveira Costa (filhos de Maria Lá) e, filhos de Augusta, Álvaro, Maria Augusta e Messias (moradores em Recardães) e Nair Pires de Carvalho (á saída para Espinhel)
O descerramento da placa, há 18 anos, teve participação do neto Dinis de Oliveira Alves Pereira e dos presidentes Fernando Pires (Junta de Freguesia de Óis da Ribeira), Castro Azevedo (Câmara) e Horácio Marçal (Assembleia Municipal de Águeda).

Sem comentários: