quinta-feira, setembro 20, 2018

O Juntos, há um ano, no comício de Óis da Ribeira!

O comício do Juntos, há um, ano e em Óis da Ribeira, na Arcor
O Juntos em campanha, há um ano e em Óis da Ribeira

Os candidatos e apoiantes do Juntos - Movi-mento Indepen-
dente de Travas-
sô e Óis da Ri-
beira (Travas-
sÓis) estiveram em sessão de propaganda no dia 20 de Setem-
bro de 2017, em Óis da Ribeira e há precisamente um ano.
Mário Martins, que já sido eleito pelo CDS e pelo PS, assumiu-se como re-
candidato mas desta vez pelo Juntos e como líder de uma equipa que ele mesmo disse ser «renovada, jovem, motivada, coesa, competente e interessada».
Manifesto eleitoral do Juntos 2017

(clicar para ampliar e ler)

Juntos para
desenvolver!

O veterano autarca acre-ditava que com «o conhe-cimento aliado à competên-

cia e experiência» e afirmava que «vamos Juntos dar con-
tinuidade ao desenvolvimen-
to desta União, com uma intervenção global e abrangente nos diversos domínios que determinam a qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos».
Relativamente a Óis da Ri-
beira, que tinha governado nos últimos 4 anos, prometia valorizar o polidesportivo , implantar um novo parque infantil na pateira, implantar o cais de atracagem de ca-
noas, fazer manutenção do espaço envolvente da patei-ra, renovar o mobiliário urbano dos espaços públicos, regularizar corredores e passeios, restaurar equipamentos urbanos, melhorar acessibilidades, instalar nova electrificação na pateira e ordenar as estruturas existentes.
Os cemitérios tinham capital de promessas da candidatura do Juntos: regularizar corredores e passeios. E manutenção.
Promessas não faltaram! Como é costume, por alturas eleitorais.
José Garcia, Marta Morais, Mário

Ramos e António Horácio Tavares,
os 4 eleitos do Juntos

Escola, pateira

e o turismo !

A escola, que está abandonada, também merecia atenção da lis-

ta de promessas dos Juntos: valorizar os espaços.
A pateira, ainda mais: apoiar e acompanhar a requalificação e estabilização das margens, cria-
ção do parque de caravanas, instalação de funcionalidades no hangar de canoagem, criação do observatório da pateira, dina-
mização de actividades naúticas, criação de um posto de turismo para divulgação do património ambiental, urbano e religioso e, finalmente, apoio ao reinício dos festejos da pateira e a cons-
trução de novos sanitários.
Outra bandeira eleitoral juntista foi (era) a manutenção dos percursos pedonais e a criação de um balcão dos CTT e o Espaço Cidadão. E, vejamos ainda e bem, a instalação da fibra óptica para facilitar o acesso à internet.
É tão vasta a lista de promessas do manifesto eleitoral juntista, que julgamos desnecessário citá-la toda, nem tempo teriam os eventuais eleitos para a concretizar ao longo da legislatura.
Relativamente a Óis da Ribeira, o manifesto falava também da Rua da Calçada, da pavimentação da Rua dos Aidos, águas pluviais nas ruas António Bernardino e da Pateira - esta também com alargamento e correcção da curva em frente à Senhora dos Navegantes - e requalificação do espaço ajardinado da Rua Nossa Senhora de Fátima, ao Surpel.

O que aconteceu,

um ano depois?

Os resultados eleitorais «deram» quatro mandatos ao Juntos, tantos quantos ao PSD e mais um ao PS e o resto já toda a gente sabe: um ano e 11 Assembleias de Freguesia depois, ainda não há Junta de Freguesia e não há Assembleia de Freguesia da União de Freguesias.

Os 9 eleitos da democracia travassÓiense não foram capazes, ou não quiseram, eleger os órgãos autárquicos. E não vale mais a pena «bater no ceguinho».
A inabilidade do presidente eleito (Sérgio Neves, do PSD) e o «bloqueio» continuado das oposições do Juntos e do PS transformaram em ingovernável a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. Que nem existe!
Transformaram a política travassÓisense numa vergonha, que a todos envergonha menos a quem devia!
- Ver AQUI

Sem comentários: