sábado, novembro 20, 2021

* ANO 1982: Aurélio Reis ganhou Festival da Canção ! O maestro Jacinto de Matos em 1887: o músico Serafim Reis nasceu em 1910; Dinis Tavares em 1924; A Tuna que ainda era Tuna e festejou 114 anos!

Aurélio Matos dos Reis,
vencedor do Festival da
Canção da Orquestra Típica
de Águeda em 1982

Óscar, Jacinto e Hostilino: avô,
bisavô e tio de Aurelo, ao lado:
4 gerações de família músicos 
da Tuna de Óis da Ribeira


O óisdaribeirense Aurélio Matos dos Reis venceu, a 20 de Novembro de 1982, há precisamente 39 anos, o Festival da Canção da Orquestra Típica de Águeda.
Será que ele ainda se lembra? Mora na Ladeira da Escola, Rua Nossa Senhora de Fátima, em Óis da Ribeira.
O evento decorreu no Cine-Teatro S. Pedro, em Águeda, literalmente cheio, e Aurélio Reis interpretou o tema «Foi Deus», muito popularizado pela fadista Amália Rodrigues, ganhando os aplausos do público e os pontos 
do júri, consagrando a sua voz e talento artístico.
Aurélio, curiosamente, era (é) neto materno de Óscar Pereira de Matos, que foi um dos fundadores da Orquestra Típica e Coral de Águeda (enquanto violinista), e filho de Tobias Framegas dos Reis e da já falecida Cidália Matos dos Reis filha de Óscar). É casado com Otília Batista dos Reis, moradores na Rua Nossa Senhora de Fátima.
Instrumentista da Tuna / AFOR, é bisneto materno de Jacinto de Matos, um dos fundadores, e neto do acima referido Óscar Matos (que dela foi violinista e maestro), também tem história como dirigente do movimento associativo de Óis da Ribeira, quer na Tuna (também como executante e responsável pelas marchas populares), quer na ARCOR, de que, actualmente, é membro do concelho fiscal.
A vitória de Aurélio Matos dos Reis, há 39 anos foi ex-aequo com Fernanda Lemos, de Albergaria-a-Velha, que interpretou o tema «Não chores».

Outros tempos,
Outros factos
O músico e maestro Jacinto Matos nasceu em 1887; o músico Serafim Reis nasceu em 1910; Dinis Tavares em 1924; a Tuna que ainda era Tuna e festejou 114 anos!

Jacinto Matos

1 - ANO 1887,
há 134 anos !
- O FERREIRO E MÚSICO
JACINTO PEREIRA DE MATOSO óisdaribeirense Jacinto Pereira de Matos, bisavô de Aurélio que acima se fala, foi um dos fundadores e maestro da Tuna de Óis da Ribeira e nasceu a 20 de Novembro de 1887, às 7 horas da manhã. Há 134 anos.
Filho do sapateiro Casimiro Pereira da Conceição e de Rosa Maria dos Reis, o casal teve, pelo menos,« os Zulmira e Óscar Pereira de Matos, que também foi músico e maestro da Tuna.
Os netos Hostilino, Carlos (Bigodes) e Madail Almeida Matos, filhos de Óscar, e Alípio, filho de Zulmira, também foram músicos da Tuna. Hostilino também foi presidente da direção e dirigente, em alturas diferentes. Carlos foi diretor, presidente e maestro. O enteado Idílio Reis também foi músico.
Bisnetos de Jacinto Pereira de Matos também foram músicos os irmãos Ana e Luís Carlos Neves, netos de Messias dos Santos Framegas, irmão de Alípio. Talvez outros. O bisneto Hostilino, filho de Carlos, foi presidente da direção. Actual executante é a trineta Inês Reis, neta da neta Cidália (mãe de Aurélio de que acima se fala).
Serafim Reis

2 - ANO 1910,
há 111 anos !
- SERAFIM MARIA DOS REIS,
MÚSICO E PROPRIETÁRIOS
: O músico e proprietário Serafim Maria dos Reis nasceu a 20 de Novembro de 1910, há 111 anos.
Filho de José Maria Pinheiros dos Reis e de Marciano Marcos dos Reis, ambos lavradores de Óis da Ribeira, era neto paterno de José Matos dos Reis e Ana Alves Pinheiro e materno de José Bernardino dos Reis e Maria Angélica dos Reis.
Casou com Ana da Conceição Reis e o casal teve os filhos Maria Celeste e Serafim Maria dos Reis (muitos anos emigrado no Brasil e morador em Aveiro), ambos já falecidos. Neta residente em Óis da Ribeira é Maria Clarinda dos Reis Framegas, da Rua da Pateira.
Serafim foi proprietário local e conhecido músico, principalmente da Tuna (que integrava quando em 1962 se extinguiu) e Bandas de Casal de Álvaro e Travassô.
Dinis Tavares

3 - ANO 1924,
há 97 anos!
- DINIS DE ALMEIDA 
TAVARES DA SILVA: óisdaribeirense Dinis de Almeida Tavares da Silva nasceu a 20 de Novembro de 1924, há 97 anos. Faleceu em Agosto de 2014, nos Estados Unidos.
Filho de Joaquim Tavares da Silva e de Maria Gracinda de Almeida Reis, foi quadro superior da antiga Companhia Portuguesa de Celulosa (Cacia) e, como quadro superior de empresas,  trabalhou na Bélgica, Moçambique e Estados Unidos. Teve os irmãos Durval e Eurico, já ambos falecidos.
Herdeiro da Mercearia Escondidinho (agora Escondidinho da Núria) e co-fundador do Café Império, Eden Clube (Salão da Celeste) e Foto Tavares, ampliou esta valência empresarial, com loja na cidade de Aveiro.
Casou com Maria Celestes Pires dos Santos (Tavares) e o casal teve os filhos Maria Gracinda, Maria Isabel e Joaquim dos Reis Tavares da Silva (Quim), já todos falecidos. Neto, filho de Maria Isabel, é Steven Tavares Pires, do armazém e Funerária Pateira, no local onde originalmente foi a Foto Tavares.
Imagem da Tuna no «Diário  
de Notícias» de 30/2/1906
Há 115 anos!

4 - ANO 2011,
há 10 anos !
- TUNA QUE AINDA ERA TUNA
COMEMOROU 114 ANOS: A Tuna Musical de Óis da Ribeira festejou 114 anos a 20 de Novembro de 2011, há 10 anos, juntando 210 amigos e apresentando alunos da escola de música. 
A Tuna ainda não era a actual Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR) e o programa incluiu arruada (a 19), missa e romagem ao cemitério, mini-concerto e almoço (dia 20) - durante o qual intervieram os presidentes da assembleia (António Melo) e direção da Tuna (António Horácio Tavares), padre Júlio Grangeia, João Gomes (ARCOR), o vereador João Clemente e António Celestino de Almeida (presidente da Assembleia Municipal). 
A direção fez uma exposição de fotos e recortes antigos de jornais, com notícias da Tuna sobre a bandeira (em 1905) e uma imagem do Diário de Notícias, de 30 de Dezembro de 1906. Apresentou a medalha e diploma de Mérito Distrital, atribuídos em 2011, e os 9 alunos da escola de música «mostraram-se» em duetos, quatro delas já de 2010 e que já vestiram o fardamento e um «diploma» do seu primeiro serviço oficial pela Tuna: Gabriela Reis, Andreia Fernandes, Micaela Fernandes e Micaela Tavares.

Sem comentários: