sexta-feira, novembro 26, 2021

* ANO 1995: O 1º. Encontro de Tuna de Águeda! O casamento do benemérito Benjamim Freitas em 1915; atletismo na ARCOR em 1989; tentativa de assalto ao Café Império em 1995; prémio escolar para Andreia Marina em 2011; e Tuna no INATEL em 2015!


A Tuna Musical de Óis da Ribeira reorganizada em 1993
Bandeira da Tuna

A Tuna Musical, que agora, por votação e meia dúzia de pessoas, se chama Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, organizou, há precisamente 26 anos, o 1º. Encontro de Tunas do Concelho de Águeda.
A Tuna era a Tuna, o encontro  enquadrou-se nas comemorações do segundo aniversário do seu reaparecimento e o programa decorreu dias 25 e 26 de Outubro de 1995, como ontem aqui lembrámos, fazendo, no primeiro (um sábado) arruada pela freguesia, em saudação aos seus habitantes. 
A 26, o domingo de há 26 anos, foi tempo para a celebração missa na igreja e romagem ao cemitério (às 10 horas). O encontro propriamente dito foi a partir das 15 horas, começando pela concentração no adro da Igreja e desfile das participantes em direção à pateira, onde decorreu o concerto.
Concerto participado pelas 3 Tunas de Águeda: a de Óis da Ribeira, a organizadora, e as de Mourisca do Vouga e de Valongo do Vouga.
Fazem-se hoje 26 anos, como o tempo passa!
A iniciativa comemorava o 2º. aniversário da renovação da Tuna. Se era o 2º. aniversário, quer dizer que foi renovada em 1993. Como é que então a direção de 2015 homenageou músicos pelos seus (deles) 25 anos de Tuna?
O maestro António Bastos 
e os três novos músicos
As contas não batem certo, mas a Tuna já nos habituou a umas (pelo menos) estranhas datas.
Parabéns, de todo o modo e sem reservas!

Aniversários da Tuna
com novos músicos

O dia 26 de Novembro, em tempos recentes, tem em comum ser tempo de festejos de aniversários da Tuna entretanto «travestida» de Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.
Há 16 anos, em 2005, o presidente era Hostilino Cardoso de Matos e o jantar comemorativo decorreu no restaurante «Pôr do Sol». Em 2017 e na presidência de António Reis, foi no salão da ARCOR, com três novos músicos e o presidente da Câmara Municipal de Águeda (Jorge Almeida) a afirmar que «com tanta juventude e tantos amigos, está mesmo de parabéns», referindo-se aos 120 anos da Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.

Outros tempos,
outros factos!
O casamento do benemérito Benjamim Soares de Freitas em 1915; atletismo na ARCOR em 1989; tentativa de assalto a Escondidinho e Café Império em 1995; prémio escolar para Andreia Marina Marques em 2011; e a Tuna no INATEL em 2015!

Benjamim S.
de Freitas


1 - ANO1915,
há 106 anos !
- O CASAMENTO DO BENEMÉRTO
BENJAMI  SOARES DE FREITAS: O então futuro benemérito Benjamim Soares de Freitas consorciou-se a 26 de Novembro de 1915 com Maria do Carmo Ferreira, ambos de Óis da Ribeira.
Há 115 anos!
Benjamim nasceu a 11 de Janeiro de 1884 e era filho do lavrador Joaquim António Soares de Freitas e Maria José dos Santos, governanta de casa. O casal não teve filhos e Maria do Carmo Ferreira faleceu a 17 de Março de 1952.
Benjamim Soares de Freitas foi presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira entre 1943 e 1954. Faleceu a 8 de Março de 1961 e o seu nome foi atribuído à rua da sua residência, por, nos anos 50, ter oferecido à freguesia o telefone público e o relógio da torre sineira da Igreja de Santo Adrião.
ARCOR 1989

2 - ANO 1989,
há 32 anos !
- PROVAS DE ATLETISMO
POPULARr NA ARCOR: A ARCOR organizou, a 26 de Novembro de 1989, há 32 anos, uma prova de atletismo popular que envolveu quatro escalões.
Os resultados foram os seguintes:
- Escalão A, menores de 13 anos: 1º.-Jorge Silva (GICA); 2º.-Nelson Melo (ARCOR); 3º.-Filipe Gomes (ARCOR).
- Escalão A femininos 1ª.-Maria José Ferreira; 2ª.-Fernanda Ferreira; 3ª.-Ana Ferreira, todas da ARCOR.
- Escalão B, dos 13 aos 17 anos: 1º.-Paulo Gomes; 2º.-Paulo Ferreira:; 3º.-Hernâni Pires, todos da ARCOR.
- Escalão C: 1º.-Rui Ribeiro; 2º.-Nuno Miguel; 3º.-João Branco, todos do GICA.
- Escalão C femininos: 1ª.-Olímpia; 2ª.-Cristina; 3ª.-Ana Alves, todas do GICA.
- Escalão D, maiores de 18 anos: 1º.-Mário Jorge; 2º.-Álvaro Estima; 3º.-Manuel Horácio, todos da ARCOR.
O Café Império e o Escondidinho

3 - ANO 1995,
ha 26 anos !
- TENTATIVA DE ASSALTO AO
ESCONDIDINHO E CAFÉ IMPÉRIO: Os estabelecimentos comerciais de Frnando Tavares Pires, o então presidente da Junta de Freguesia, foram alvo de ma tentativa de assalto na noite de 25 para 26 de Novembro de 1995. Há 26 anos.
Os ladrões roubaram, na véspera, um automóvel em Oliveira de Azeméis mas, quando tentaram o assalto, foram surpreendidos pelo dono do Escondidinho e Café Império, e alguns amigos, tendo-se posto em fuga.
Fugiram a pé e deixando o carro e a ferramenta da tentativa de assalto abadas no local.
O caso foi comunicado à GNR mas de nada valeu. 
Andreia M. Marques

4 - Ano 2011,
há 10 anos !
- PRÉMIO DA FUNDAÇÃO PARA
ANDREIA ALMEIDA MARQUES:  óisdaribeirense Andreia Marina de Almeida Marques foi uma dos quatro galardoados com o prémio escolar da Fundação Alice Cardoso Pinheiro e Dionísio Pinheiro, de Águeda, recebido a 26 de Novembro de 2011.
O prémio de há 10 anos reconhecia o mérito e esforço dos melhores alunos do ensino secundário de Águeda e o de Andreia Marina foi recebido pelo pai, Manuel Duarte Marques Almeida, o Capitão.
O prémio era constituído por uma medalha alusiva à Fundação (de série limitada) e uma importância pecuniária. Os premiados passavam a integrar a lista de Amigos da Fundação, por isso usufruindo de todos os direitos inerentes a amigos efectivos. 
Andreia Marina é licenciada em medicina pela respectiva faculdade da Universidade de Coimbra e médica de medicina geral e familiar.
Diploma do NATEL

5 - ANO 2015,
há 6 anos
- TUNA DE ÓIS DA RIBEIRA
INSCRITA NO INATEL: O então denominado Agrupamento Musical Tuna de Óis da Ribeira  candidatou-se a filiação do Instituto Nacional de Aproveitamento dos Tempos Livres (Fundação INATEL) e foi aceite a 26 de Novembro de 2015. Há precisamente anos.
A associação musical óisdaribeirense, entretanto chamada Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR), inscreveu-se como Centro de Cultura e Desporto (CCD) em Outubro de 2015, o mesmo ano, e a direção era presidida por António Manuel de Melo, com o  vice-presidente Luís Carlos Neves, o secretário António Manuel Reis (actual presidente da direcção), a tesoureira Daniela Soraia Tavares e o vogal Gil Dinis Branco.
A Fundação INATEL atribui-lhe o nº. 6381.

Sem comentários: