sexta-feira, novembro 12, 2021

* ANO 2013: ARCOR comprou do terreno do padre José Bernardino! A Junta da Paróquia de Santo Adrião de 1858; as primeiras eleições pós-25 de Abril, em 1976; e a morte, por acidente, de Carlos Alberto Almeida em 1999!

A casa que foi do padre José Bernardino e comprada pela ARCOR. Onde agora fica o parque de estacionamento da associação e incluindo o quintal. A imagem é de 27 de Fevereiro da 2000, o dia do lançamento da 1ª. pedra do centro social

Notícia no «Jornal da ARCOR»
Entrada do terreno, já com a casa demolida.
À direita, vê-se o salão da ARCOR


A assembleia geral da ARCOR, reunida a 12 e Dezembro de 2003, hoje se fazem 18 anos e em sessão extraordinária, aprovou a proposta da direção presidida por Celestino Viegas para a compra do tereno da casa e quintal que tinham sido do padre/monsenhor José Bernardino dos Santos Silva.
Localizado mesmo ao lado poente do centro social então em construção, e com uma área total de 6 135 metros quadrados, eram propriedade do casal Cândida Tavares Ferreira (herdeira do sacerdote) e José Bernardino Estima Reis (Zeca), o actual presidente da ARCOR. E que já anteriormente se dispusera a ceder uma parte do terreno, onde agora é a entrada do centro social e devido às dificuldades da associação ter a área de parqueamento exigida por lei. 
A operação, como de pode ler na imagem do «Jornal da ARCOR» de 31 de Dezembro de 2003 (acima reproduzida), foi aprovada por unanimidade e suportada com um financiamento bancário avalizado por 18 sócios.
A direção da ARCOR de então apelou a apoios financeiros e, ainda segundo o mesmo «JdA», o primeiro exemplo veio de fora de Óis da Ribeira: um não óisdaribeirense, anónimo, deu 500 contos. Belo exemplo!!! Seria agora, e segundo o conversor da PORDATA, qualquer coisa como 3.147,36 euros!

Outros tempos,
outros factos !
A Junta da Paróquia de Santo Adrião de 1858; as primeiras eleições pós-25 de Abril, em 1976; e a morte, por acidente, de Carlos Alberto Almeida em 1999!

Santo Adrião na
fachada da Igreja


1 - ANO 1858,
há 163 anos!
- A JUNTA DA PARÓQUIA DE SANTO
ADRIÃO DE ÓIS DA RIBEIRA: A Junta da Paróquia de Óis da Ribeira, presidida pelo padre Manuel Pires Soares, tomou posse a 12 de Novembro de 1858. Há precisamente 163 anos.
O executivo foi o primeiro depois de o Governador Civil de Aveiro, Ribeiro de Magalhães, ter, a 15 de Outubro desse ano, dado um prazo de 8 dias para que «o prior da Junta da paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira» lhe enviasse «um livro novo» para ele mesmo o numerar e rubricar, com termos de abertura e encerramento.
O executivo, para além do presidente e padre Manuel Pires Soares incluía o secretário Anacleto Pires Soares, o tesoureiro e juiz da Igreja José Pires Soares e os vogais José Maria e Almeida, José Alves Ferreira de Carvalho. O regedor era Jacinto Pires Soares. Exactamente 4 Pires Soares entre os 7 elementos.
As listas do PS e do CDS.
Imagem DAQUI


2 - ANO 1976,
há 45 anos !
- AS PRIMEIRAS ELEIÇÕES 
LOCAIS PÓS 25 DE ABRIL:  As primeiras eleições autárquicas após o 25 de Abril realizaram-se a 12 de Dezembro de 1976, mas um mês antes, a 12 de Novembro, já se conheciam as duas listas de candidatos para a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
Ganhou a do PS, com 212 votos. Teve 145, a do CDS/PP. O PSD e o PCP não concorreram.
Algumas curiosidades:
1 - O presidente da JF eleito, Isauro Santos (PS), era o presidente da comissão administrativa, empossada a 25 de Junho de 1974.
2 - O candidato Alexandre Pinheiro de Almeida (do PS) era pai de Arménio Framegas Pinheiro de Almeida (do CDS).
3 - O nº. 1 do PS (Isauro Santos) é irmão de Firmino Santos, segundo suplente (PS).
4 - Walter Framegas e Vitor Silva (PS) eram cunhados.
5 - Os socialistas Isauro e Firmino (irmãos) e Hercílio Almeida eram sobrinhos de Alexandre (PS) e primos de Arménio (CDS).
6 - Os centristas Mário Neves e Armando Reis eram cunhados.
7 - Já falecidos: José Bernardino Gomes de Melo, Vitor Fernandes da Silva, Alexandre Pinheiro de Almeida, Valter Framegas dos Reis, Dinis Tavares dos Reis, João de Oliveira Marques e Isauro Santos (PS), Hernâni Framegas dos Reis, Jaime Pinheiro dos Reis, David Soares dos Santos, Joaquim Estima de Oliveira, Orlando Rino e Mário Neves (CDS).
Clicar na imagem, para a ampliar.

Carlos Alberto

3 - ANO 1999,
há 22 anos !
- A MORTE DE CARLOS ALBERTO
EM ACIDENTE DE MOTORIZADA: O jovem óisdaribeirense Carlos Alberto Dias de Almeida, de 23 anos, solteiro e agricultor/pescador, faleceu a 12 de Novembro de 1999, há 22, vítima de acidente de motorizada.
O jovem era surdo-mudo e nasceu a 25 de Dezembro de 1975, filho de António Carlos do Santos Almeida e de Hermínia Dias Figueiro Viegas, da Rua das Codiceiras (transversal da Rua da Pateira).
Regressava a casa, na noite de 12 para 13 de Novembro e depois de ter participado no magusto de S. Martinho da ARCOR. Já na Rua Manuel Tavares (a do Cabo) e em circunstâncias não conhecidas, embateu no muro da casa do falecido Laudelino da Costa Estima e, dada a violência do choque, teve morte imediata.
O corpo foi encontrado logo depois por um familiar que, por coincidência e poucos momentos antes, tinha estado com ele no magusto e num café local.
O funeral realizou-se na segunda-feira seguinte, dia 15 de Novembro de 1999, para o Cemitério Novo de Óis da Ribeira.

Sem comentários: