quarta-feira, novembro 24, 2021

O protocolo da ARCOR e Junta de Freguesia para centro social e sede da autarquia!

O centro social e sede da ARCOR e sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira

Os presidentes Fernando Pires, da Junta, e
Celestino Viegas e Fernando Reis (da ARCOR)



A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira e a ARCOR assinaram, a 24 de Novembro de 2000, há 21 anos, o protocolo que permitiu a construção do centro social da associação e a sede da autarquia.
A cedência do terreno, por direito de superfície, tinha sido aprovada por unanimidade pela Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira - que, expressamente para o efeito, reuniu a 28 de Setembro do mesmo ano. Tinha sido cedido pela Câmara Municipal de Águeda para esse fim e adquirido a Armando Resende.
O protocolo previa, como se veio a concretizar, que a Junta de Freguesia presidida por Fernando Tavares Pires assumisse 20% dos custos de construção
A primeira placa da obra
 (para a sua sede), sendo os restantes 80% da conta e responsabilidade da ARCOR, considerada a 
«dona de obra» e então presidida pelo diácono Fernando Reis Duarte de Almeida, para o centro social.

A construção e
a inauguração !

Os trabalhos começaram em 2000, o lançamento oficial da primeira pedra foi a 27 de Fevereiro desse ano, concluindo-se a placa norte - a que se vê na imagem ao lado. Foram retomados a 22 de Outubro de 2001, depois de várias alterações ao projecto inicial e, já na direção de Celestino Viegas, sempre com Fernando Tavares Pires na presidência da JFOR.
A obra foi concluída em 2004 e os primeiros utentes foram as crianças da valência de jardim de infância, a 2 de Setembro desse ano. No dia 22 de Novembro seguinte, entrou em funcionamento o centro de dia, a primeira valência sénior da associação e ainda na gestão de Celestino Viegas - que saiu a 30 de Abril de 2005.
O centro social e sede da ARCOR e a sede da Junta seriam oficialmente inauguradas apenas a 24 de Janeiro de 2009, em cerimónia presidida pelo ministro Augusto Santos Silva, actual ministro dos Negócios Estrangeiros, e Agostinho Tavares o presidente da direção arcoriana e Fernando Pires o da Junta de Freguesia.

Sem comentários: