domingo, janeiro 08, 2023

* AFTOR: A requalificação ambiental e paisagística da pateira! Limpeza p´rás Juntas!

José Miguel na apanha dos jacintos em 2011
O primeiro protocolo: Fernando Pires (Óis da Ribeira), Sesnando
Reis (Requeixo), Teresa Fidélis da Silva (Hidrográfica do Centro),
Gil Nadais (Câmara de Águeda), Carlos Nolasco (Fermentelos) e
Manuel Campos (Espinhel). Em Junho de 2010, há quase 13 anos!


A limpeza manual dos jacintos da pateira já não é novidade na lagoa. Já teve «edições» em 2010 e 2011.
A Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC) e as Juntas de Freguesia de Requeixo, Óis da Ribeira, Fermentelos e Espinhel, na verdade, subscreveram um novo protocolo para tal limpeza, no dia 14 de Maio de 2011 - repetindo o de 2010.
O apoio financeiro da ARH do Centro foi de 12.800 euros, cabendo 3.200 euros a cada Junta - para a vigilância e remoção manual preventiva e imediata dos jacintos. António Cunha, da ARHC, confirmou que «o nosso objectivo é erradicar os jacintos-de-água».
O presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, Fernando Pires, referiu que a remoção das plantas invasoras «devem começar já, numa altura em que ainda se encontram pouco desenvolvidas».
O apanhador manual e 2010 e de 2011 foi José Maria Framegas dos Reis (Miguel) - contratado pela Junta e que pode ver na foto principal.
O socialista Alexandre Pires e o juntista Nuno Oliveira pediram, na AFTOR, alguns esclarecimentos sobre esta delegação de competência e foi dito, pelo presidente Sérgio Neves, «as verbas são para as margens» e que «a limpeza da pateira é feita pela Câmara». O ponto foi aprovado por unanimidade

Sem comentários: