terça-feira, janeiro 24, 2023

» ANO 2019: Inauguração da Junta e do Centro Social da ARCOR!

A benção da ARCOR e da Junta de Freguesia: Horácio Marçal, monsenhor João
Gaspar, diácono Fernando Reis, Gil Nadais, ministro Santos Silva, Governador
Civil Neto Brandão (atrás), Celestino Viegas, Celestino Almeida (atrás), Fernando
Pires, Jorge Almeida (atrás), Paulo Matos e João Clemente (atrás)

Inauguração da ARCOR e Junta, há 13 anos: Agostinho
Tavares, Fernando Pires, Celestino Viegas e Fernando Reis
ÓdR há
13 anos!


O  Centro Social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira foram inaugurados a 4 de Janeiro de 2009, há 14 anos e por Augusto dos Santos Silva - o então Ministro dos Assuntos Parlamentares e atual Presidente da Assembleia da República.
A obra resultou de um investimento total superior aos 1,45 milhões de euros, com uma comparticipação do Estado na ordem dos 500 mil euros. A primeira pedra foi lançada em 2000, tendo ficado concluída e, 2005 e inaugurada nove anos depois.
Seriam agora, e segundo o conversor da PORDATA, qualquer coisa como, respectivamente, 1.775.934,38 e 612.391,16 euros.
A ARCOR, que ao tempo já funcionava há já 30 anos, prestava serviço a cerca de 100 pessoas, nas valências de jardim-de-infância, creche, ATL, centro de dia e apoio domiciliário. Para além de ter em funcionamento as secções de canoagem, marchas populares e teatro.
Augusto Santos Silva, na cerimónia de inauguração, disse que «a aposta do Governo é nesta área e irá apoiar futuras candidaturas que sejam feitas ao programa PARES, para que se possam realizar as novas obras num futuro próximo».
Outros oradores foram os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal de Águeda (Gil Nadais e Paulo Matos), Fernando Pires (presidente da JFdOdR), Agostinho Tavares (presidente da ARCOR) e Celestino Viegas, ex-presidente da ARCOR e presidente da Comissão Executiva das Inaugurações (CEI) - que, considerado o presidente da obra, recebeu o diploma de Sócio Honorário da ARCOR.
Um dia grande, este dia de ha 14 anos, de Óis da Ribeira e da ARCOR!
Que envolveu o voo de avião a despejar flores sobre o povo e entidades oficiais, participação de todas valências sociais, desportivas, recreativas e culturais da ARCOR e da Tuna e uma sessão solene para nunca esquecer.
Inesquecível!
Pré-visão do lar da ARCOR

- NOTA: FUTURA CANDIDATURA
AO LAR NO PROGRAMA «PARES»:  O ministro Augusto Santos Silva bem afirmou e que «a aposta do Governo é nesta área e irá apoiar futuras candidaturas que sejam feitas ao programa PARES, para que se possam realizar as novas obras num futuro próximo».
Mas a ARCOR estada de orelha moucas e não fez o projecto. Até se deu ao descuido de, a assembleia geral de 23 de julho de 2010 «chumbar» «a proposta da direção da ARCOR para a elaboração de um novo projecto do lar de idosos».
A malta arcoriana já não se lembra disso?

Sem comentários: