quarta-feira, janeiro 18, 2023

* HÁ 3 ANOS: A ARCOR na Camara de Águeda! Margarida Gomes da Conceição (1917)! Estreia da peça «O Natal do Caniço» (1987)! Alcides da Silva (1993)! Os aniversários da ARCOR (vários)!

A vice-presidente Teresa Cardoso, o tesoureiro Joel
Gomes, o secretário Rui Fernandes, o presidente
Mário Marques e o vogal Caros Pereira
ÓdR há
3 anos!


1 - ANO 2000: ARCOR
NA CÂMARA DEÁGUEDA
: A direção da ARCOR reuniu, a 17 de Janeiro de 2020, há 3 anos, cm o vereador João Clemente, para analisar a possível requalificação do edifício do cento social.
O executivo arcoriano fez-se representar pela vice-presidente Teresa Cardoso e pelo secretário Rui Fernandes, que tinham sido «repescados» da suplência.
Teresa Cardoso era (e é) funcionária da ARCOR e assumira o cargo a 3 de Setembro de 2018, substituindo Agostinho no Tavares, falecido a 2 de Agosto de 2018.
Rui Fernandes substituiu Liliana Loureiro Alves, que se demitira em Julho de 2017.
- NOTA: Não deixa de ser curioso que o executivo arcoriano se fizesse representar pelos dirigentes mais «novos»  - que substituíram dois efectivos.

2 - ANO 1917: MARGARIDA
GOMES DA CONCEIÇÃO
: Natural de Óis da Ribeira, nasceu a 21 de Março de 1884 e era filha de Tomás Ferreira da Conceição e de Mariana Gomes de Jesus, ambos jornaleiros e de Óis da Ribeira.
Casou com Manuel Soares dos Santos (Lopes), a 2 de Outubro de 1910 (o primeiro depois da implantação da República) e o casal teve os filhos Isaura, Deolinda, David, Lurdes, Mirene e Zulmiro Gomes Soares, também já todos falecidos.
Faleceu aos 33 anos, há 106 e vítima de doença.
H. Almeida

3 - ANO 1987: ESTREIA DA
 PEÇA«O NATAL DO 
CANIÇO»: O Grupo de Teatro (GT) da ARCOR estreou a peça «O Natal do Caniço», no salão do restaurante «Pôr do Sol». Foi ensaiada por Hercílio Alves de Almeida mas não conhecidos os nomes dos intérpretes.
4 - ANO 1993: ALCIDES
DA SILVA
: Casado com Maria Rosa da Costa (Murta), natural de Fermentelos, faleceu aos 78 anos, vítima de doença.
Nasceu a 20 de Agosto de 1914 e o casal teve a filha Maria Dolores da Costa e Silva Gonçalo, casada com Luís Tavares Gonçalo, moradores na Rua da Pateira.
Agricultor local, foi também um experiente pescador do rio Águeda e da pateira. 
José Melo
Ferreira

5 - ANO 1992: OS 13 ANOS
DA ARCOR
: A ARCOR realizou um espectáculo cultural comemorativo dos 13 anos, com o professor Marcos do Vale (ilusionista e hipnotizador) e o Grupo de Cantares Cantares da Aldeia.
O programa começara com um espetáculo do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) e grupo de Fados de Coimbra, com António Berna (dia 11); Grupo de Teatro Água Corrente, de Ovar (dia 12), prova de canoagem (dia 12) e, depois, o 1º. Encontro de Associações Recreativas e Culturais de Águeda (dia 18), concerto da Orquestra Típica de Águeda e Grupo de Dança de Aveiro (dia 18) e Rui Amorim e Grupo de Cantares do Silveiro (dia 19).
O presidente da direção era o engº. José Melo Ferreira.
Fernando Reis
António Tavares

6 - ANO 1997: ASSEMBLEIA
GERAL DA ARCOR
: A assembleia geral da ARCOR reuniu para analisar a falta de listas de candidatos para os órgãos sociais.
O presidente da direção era António José dos Reis Tavares e a solução directiva seria encontrada na assembleia de 28 de Fevereiro, quando foram eleitos os presidentes Fernando Reis (direção), José Bernardino Estima Reis (assembleia geral) e António José Tavares (conselho fiscal).
7 - ANO 1998: OS 19 ANOS
DA ARCOR:
A ARCOR comemorou o 19º. aniversário, com um espectáculo da Orquestra Típica e Coral de Águeda, dirigida pelo maestro Américo Fernandes.
O presidente da direção era Fernando Reis.

8 - ANO 2002: A PLACA
GRANDE DA ARCOR
: A placa de todo o primeiro piso do centro social da ARCOR (na foto ao lado) foi concluída a 17 de Janeiro de há 21 anos.
A empresa construtora foi a Construções Marvoense, da Mealhada, e o presidente da direção era Celestino Viegas.
9 - ANO 2003: OS 24
ANOS DA ARCOR: A ARCOR comemorou o 24º. aniversário, com uma visita às obras do centro social e almoço do restaurante «Pôr do Sol». O presidente era Celestino Viegas e foram homenageados Madalena Neves e Milton Gomez (dirigentes do an), Dinis Aves (sócio do ano) e o canoísta Sérgio Soares, campeão regional de maratonas, 200 e 500 metros, de C1 seniores.

Sem comentários: