quinta-feira, janeiro 26, 2023

* HÁ 115 ANOS: A Junta de Paróquia do padre José Bernardino (1008)! 2 - Câmara pediu à Junta mais terrenos para a escola (1958)! 3 - Carrinha de assalto à Caixa abandonada em Óis da Ribeira (1978)! 4 - ACOR da creche da ARCR com a Segurança Social (2000)! 5 - Anúncio público do centro social da SARCOR e da Junta (2001)


Padre  José Bernardino

ÓdR há
115 anos!


1 - ANO 1908, HÁ 115: A JUNTA 
DE FREGUESIA PRESIDIDA PELO
DO PADRE JOSÉ BERNARDINO 
DOS SANTOS SILVAA Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, presidida pelo padre José Bernardino dos Santos Silva, tomou posse a 28 de Janeiro de 1908.
Há precisamente 115 anos!
A autarquia óisdaribeirense, ao tempo ainda da Monarquia e denominada Junta Paroquial, incluía os vogais Ricardo Pires Soares (também sacerdote católico) e João Bernardino dos Reis. Cessaria funções a 30 de Outubro de 1910, já depois da implantação da República, e passou a chamar-se Junta Paroquial Republicana e, curiosamente, incluindo o padre Ricardo Pires Soares e João Bernardino dos Reis.
- NOTA: O padre e monsenhor José Bernardino dos Santos Silva faleceu a 18 de Janeiro de 1960, de doença e às 21 horas, na sua casa de Óis da Ribeira e aos 79 anos- Ver AQUI
Aires Carvalho Santos

2 - ANO 1958, HÁ 63: CÂMARA PEDIU
À JUNTA MAIS TERRENOS PARA A 
ESCOLA PRIMÁRIAA Câmara Municipal de Águeda oficiou a unta de Freguesia de Óis da Ribeira sobre a necessidade de adquirir mais uma faixa de terreno para a nova escola primária, para que se desse início às obras,
A Junta de Freguesia era presidida por Aires Carvalho e Santos, que propôs ao restante executivo (o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro José Pinheiro das Neves) iniciar as respectivas diligências. Já todos falecidos.
- NOTA: O engº. Martinho dos Santos, inspector público das obras estivera na véspera no local, justamente para apreciar  desenvolvimento dos trabalhos.

3 - ANO 1978, HÁ 45: CARRINHA 
DE ASSALTO À CAIXA GERAL DE
DEPÓSITOS ABANDONADA EM ÓISA agência da Caixa Geral de Depósitos, em Águeda, foi assaltada a 26 de Janeiro de 1978, tendo os ladroes levado 400 contos. Seriam hoje qualquer coisa como 34 000 euros, segundo o conversor da Pordata.
A viatura usada, um Austin Maxi, foi encontrada por um pastor, nos pinhais entre Óis da Ribeira e Espinhel - onde, veio a saber-se, foi «substituída» por uma Volkswagen vermelha, que seguiu para os lados do bairro - portanto, presumivelmente passando por dentro de Óis da Ribeira.
- NOTA Não sabemos se os ladrões chegaram a ser descobertos e presos.
A escola primária de Óis da Ribeira

4 - ANO 2000, HÁ 23: COOPERAÇÃO 
DA ARCOR COM A SEGURANÇA 
SOCIAL PARA A CRECHEA direcção da ARCOR, ao tempo presidida presidida por Fernando Reis, assinou, a 26 de Janeiro de 2000, o acordo de cooperação da creche com o Centro Regional de Segurança Social de Aveiro.
Há 23 anos!
 «O acordo resulta da grande atenção que a Segurança Social tem dedicado aos problemas sociais de Óis da Ribeira beneficiam a nossa comunidade mais jovem», considerou Fernando Reis.
- NOTAA valência funcionava na sala mais antiga do bloco da escola primária e o acordo previa apoio para 30 crianças, muito embora, na altura apenas tivesse 10.
C. Viegas e Fernando Reis


5 - ANO 2001, HÁ 22: O ANÚNCIO
PÚBLICO DO CENTRO SOCIAL E
SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA: O anúncio público das obras do centro social da ARCOR foi publicado no Diário de República, pelo valor base de 141 075 000$00 - seriam agora 1 036 953,18 euros.
O anúncio foi rectificado a 16 de Abril desse mesmo ano, era Fernando Reis o presidente da direção. A publicação definitiva viria a ser no dia 25 de Junho desse mesmo 2001, já na direção de Celestino Viegas e nos jornais Região de Águeda e Soberania do Povo, ambos de Águeda, e Jornal de Notícias, do Porto.
- NOTA: O concurso incluía, para além do centro socie e sede da ARCOR, tambem as obras de construção da sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, agora sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.

Sem comentários: