quarta-feira, janeiro 18, 2023

* HÁ 94 ANOS: Bispo-coadjutor de Cimbra em Óis da Ribeira! 2 - Gil Martins dos Reis (1918)! 3 - A morte de monsenhor José Bernardino dos Santos Silva (1960)! 4 - Posse do presidente Agostinho Tavares (1980)!


ÓdR há 94 anos!


1 - ANO 1929: BISPO-COADJUTOR 
DE COIMBRA NA PARÓQUIA DE SANTO ADRIÃO DE ÓIS DA RIBEIRA:  O Bispo-coadjutor de Coimbra, D. António Antunes, visitou a Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira a 18 de Janeiro de 1929. 
D. A. Antunes
Há rigorosamente 94 anos!
O «Jornal da ARCOR» de 23 de Dezembro 
de 1979 deu notícia do acontecimento,
 sublinhando que «foi muito bem recebido», mito embora «crendo que toda a paróquia tinha aparecido a receber sua Reverendíssima se tivesse satisfeito o nosso pedido de colocação aqui do mui digno padre José Bernardino dos Santos Silva, natural desta terra».
D. António Antunes prometeu, quanto a esta colocação, que. e citamos do «Jornal da ARCOR», «seriam mais tarde atendidas»
- NOTA: D. António Antunes nasceu na aldeia da Cumeira, freguesia da Barreira, concelho de Leiria, a 18 de Novembro de 1867, e foi o 24º. Conde de Arganil e 59º. Bispo de Coimbra. Faleceu a 20 de Julho de 1948.
Gil M. Reis
2 - ANO 1918: O ARTESÃO
GIL MARTINS DOS REIS: O artesão popular Gil Martins dos Reis imortalizou-se como criador dos dois galos de madeira e com dentes, colocados no dia da inauguração da ponte, do lado de Cabanões, «respondendo» à provocação do povo de Travassô - que anos atrás de anos, chalaceando com as gentes de Óis da Ribeira, mandavam a piada: «Óis só terá a ponte quando as galinhas tiverem dentes».
A 25 de Maio de 1952!
Pois bem: lá estavam os galos e com... dentes.
Gil nasceu a 18 de Janeiro de 1918, casou com Maria Celeste Reis (que morreu afogada nos campos do Cértima, em Perrães, a 4 de Agosto de 1999) e foi pai de Júlio (emigrante na Alemanha e com casa em Perrães), Delfim (que, na pateira, também morreu afogado, a 13 de Agosto de 2008) e Carlos Alberto (de doença falecido a 20 de Outubro de 1972).
Lavrador de profissão, a sua arte em madeira estendeu-se a figuras do presépio de Natal e, em princípios dos anos 60 do Século XX, na caricatura popular feita a um cidadão de ÓdR, satirizada numa cabana que, em dias de carnaval, arruou pela vila no celebre «meia volta à foice». O tal cidadão tinha ameaçado outrem com a morte, com uma foice.
- NOTA: Gil Martins dos Reis era filho de Fernando Augusto dos Reis (Labuco) e de de Belmira Martins de Jesus, natural de Casal de Álvaro, que faleceu a 27 de Fevereiro de 1923, em trabalhos de parto. Faleceu a 29 de Março de 2006, há quase 17 anos, já viúvo de Maria Celeste dos Reis.

O padre/monsenhor José
Bernardino dos Santos Silva
 
A casa do padre José
Bernardino, onde agora
é o estacionamento
da ARCOR



3 - ANO 1960: A MORTE DE MONSENHOR JOSÉ BERNARDINO
SANTOS SILVA
: O padre José Bernardino dos Santos Silva, figura maior de Óis da Ribeira do Século XX.
Nasceu a 8 de Junho de 1880, filho do lavrador Manuel Tavares Duarte e de Maria José Santos Silva, governante de casa, e era neto paterno de João Tavares da Silva e de Maria Clara Duarte, neto materno do cirurgião José dos Santos Silva e de Ana Catarina Soares.
A Missa Nova do padre, depois monsenhor José Bernardino dos Santos Silva foi celebrada na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira no Dia de Reis de 1903. Monárquico convicto, foi preso politico, paroquiou na Trofa, Óis da Ribeira e Águeda (onde foi arcipreste) e também no Estado do Espírito Santo (no Brasil).
- NOTA: O padre/monsenhor Jose Bernardino foi político activo e cidadão interveniente na sociedade local, foi presidente da Comissão da Ponte - inaugurada a 25 de Maio de 1952. Faleceu a 18 de Janeiro de 1960, de doença e às 21 horas, na sua casa de Óis da Ribeira e aos 79 anos. Há precisamente 63 anos!
Agostinho Tavares

4 - ANO 1980: POSSE DO
DO PRESIDENTE AGOSTINHO
TAVARES
: A segunda Junta de Freguesia eleita de Óis da Ribeira tomou posse a 18 de Janeiro de 1980, presidida pelo empresário Agostinho Albino Pires Tavares.
Ao tempo militante socialista, a sua lista tee 212 votos, contra os 111 do CDS de Fernando Reis e os 84 do PS de António Simões Pinheiro das Neves. Outros empossados foram o secretário Isauro Santos e o tesoureiro Walter Framegas dos Reis. A Assembleia de Freguesia era presidida por Arlindo Reis, com os secretários Armando Tavares dos Reis e Norberto Simões Pires Estima.
- NOTA: Agostinho Tavares faleceu a 2 de Agosto de 2018. Também foi presidente da Assembleia de Freguesia de 29 de Abril de 2004 a 26 de Outubro de 2005, pela lista do PSD. Também foi presidente da ARCOR.
5 - ANO 1992: Concerto da Orquestra Típica e Coral de Águeda no 13º. aniversário da ARCOR e 1º. Encontro de Associações Recreativas e Culturais do Concelho de Águeda, em Óis da Ribeira.

Sem comentários: