terça-feira, março 28, 2023

* ANO 2008: Canal do rio Águeda para a pateira! - Ano 2006: Assalto à igreja de Óis da Ribeira!

O presidente Fernando Pires na curva de
Requeixo, onde seria construído o canal

ÓdR há
15 anos!

Canal do rio Águeda
para a pateira!


Técnicos do Instituto Nacional da Água (INAG) estiveram em Ois da Ribeira, a 28 de Março de 2008, para analisar uma proposta da Junta de Freguesia, que pretendia criar um canal que desviasse as águas do rio Águeda para a pateira.
O objectivo era, disse o presidente Fernando Pires, «criar
vazante para as águas das cheias, que estragam os campos de Óis, arrastando as terras cultura, prejudicando os agricultores»
. Isto acontece desde que, já lá iam uns anos, a Junta de Freguesia de Travassô levantara a sua margem, levando a que as águas galguem os campos de Óis da Ribeira.
«Já ninguém faz as habituais lavragens do fim de colheita, pois a pressão das águas leva as terras todas, rio abaixo ou para a pateira», disse Fernando Pires, citando «a curva de Requeixo como o local ideal para a abertura do canal» - precisamente na fronteira entre Ois da Ribeira e a freguesia aveirense.
Os técnicos da delegação do Centro do INAG mostraram-se
sensíveis aos argumentos ribeirenses, podendo a solução passar
pela abertura de um canal de «uns três a quatro metros». O local escolhido - curva de Requeixo teria um pontão, no troço do paredão.
- NOTA: Hoje e 15 anos passados, nada disso aconteceu. O tempo de inacção é longo e tambem é certo que isto de projectos, ideias e promessas são «coisas» de todos os tempos.


O cofre foi arrancado da parede


- ANO 2006,
Assalto à igreja
de Óis da Ribeira!


A Igreja da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira foi assaltada na madrugada de 28 de Março de 2006, há precisamente 17 anos.
O(s) larápio(s) levou/levaram consigo a própria caixa de esmolas - que desencravaram do interior da parede do lado norte da nave do templo, junto ao altar de Nossa Senhora de Fátima, deixando um buraco aberto na parede, como se vê na foto.
Tiveram tempo para tudo. 
Terá, todavia, sido mais o prejuízo na porta, parede, azulejos e mosaicos do que a própria importância roubada, segundo se reportou na época e o d´Óis Por Três tambem noticiou.
O pároco de Santo Adrião de Óis da Ribeira, o padre Júlio Granjeia, apresentou queixa à GNR, que esteve no local a recolher elementos. Não há conhecimento dos desenvolvimentos da investigação policial.
- NOTA: Não há notícia de qualquer resultado da investigação policial.


Sem comentários: