quarta-feira, março 01, 2023

* TUNA/ AFOR 3: O plano de actividades de 2003! Sem sede e sem marchas populares!

A Marcha da Tuna / AFOR de 2018

A Festa do Peixe de 2022
Tuna/AFOR

O plano de actividades da Tuna /Associação Filarmónica de Óis da Ribeira já se iniciou, a 14 e 15 de Janeiro, com a realização do Cantar dos Reis. E vai continuar até ao concerto de Natal de 2023.
O suporte orçamental, como ontem AQUI referimos, é de 57 430 euros. É ambicioso, convenhamos, bastando lembrar que o de 2022 foi de apenas 36 425 euros. Nada mais nada menos que... menos 27 005 euros.
Sobressai do plano, relativamente a anos anteriores, o «desaparecimento» de dois objectivos relevantes: a construção da sede e as marchas populares.
O plano foi aprovado por unanimidade, na assembleia geral de 28de Fevereiro, e, genericamente, inclui as seguintes actividades:
1 - FEIRA RURAL: A Tuna/AFOR participará na Feira Rural, em Travassô, dinamizada pela Junta de Freguesia da UFOR e a 17 e 18 de Junho. Além de uma «barraca» de comes e bebes, também fará um concerto, à semelhança da edição de 2022.
- FESTA DO PEIXE: A 18ª. edição está revista para o último fim de semana de Julho (dias 29 e 30), procurando enaltecer esta iguaria da pateira.
- 126º. ANIVERSÁRIO: Decorrerá nos moldes de anos anteriores, a 25 e 26 de Novembro, com arruada no sábado e, no domingo, a missa, romagem ao cemitério e almoço comemorativo.
- CONCERTO DE NATAL: A direção pretende que este ano «tenha uma abordagem diferente do habitual», procurando, com isso, «maior adesão de sócios e amigos neste período que apela à união».
A Mariana e a Inês e, à frente, o
Martim e a Yara, na sua estreia, a
24 de Outubro de 2021

Escola de Música,
sede e concertos !

O plano de actividades admite que outras de possam realizar, anunciando-se a Tuna/AFOR como «sempre disponível para intercâmbios e/ou parcerias com outras associações e entidades», de iniciativa própria ou acedendo a convites.
Por exemplo, vejamos:
- CONCERTOS: Além do tradicional concerto de Natal, poderão realizar-se outros por exemplo o de Primavera/Páscoa.
- ESCOLA DE MÚSICA: O trabalho desenvolvido na Escola de Música «tem vindo a dar os seus frutos», nomeadamente, refere a Tuna/AFOR, «a entrada de novos executantes na associação», assim como «o seu ingresso nos Conservatórios de Música de Aveiro e Águeda» - sublinhando-se neste «a presença assídua no Quadro de Honra de alunos formados na nossa Escola de Música».
«Pretendemos continuar a apostar e investir nos jovens do concelho, e não só, que pretendam aprender música ou evoluir nos seus conhecimentos musicais, procurando proporcionar-lhes os meios necessários para a sua aprendizagem e evolução», refere a direção de António Manuel Reis, sublinhando que «para tal serão adquiridos os instrumentos e partituras que o assegurem».
- SEDE: A requalificação será feita brevemente, «assim que haja disponibilidade do empreiteiro». O tratamento e pintura da fachada não foi possível em 2022, mas «já está planeada». O pequeno armazém anexo «também necessita de intervenção urgente, uma vez que tem várias infiltrações».
- VIATURAS: A direção de António M. Reis pretende, para além da manutenção da atual viatura da associação e considerando «a dificuldade no transporte de músicos e instrumentos para alguns serviços», pretende «procurar por nova viatura que possa colmatar as lacunas atuais».
- EQUIPAMENTOS: As pastas, estantes e malas de transporte,  para além do desgaste, «já não respondem às atuais necessidades». A direção tunante, por isso mesmo, pretende «fazer um levantamento destes e todos os equipamentos e ponderar a sua substituição ou reparação».

Sem comentários: