terça-feira, março 14, 2023

Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em peregrinação por Óis da Ribeira!


O programa das Paróquias de Óis
da Ribeira, Travassô e Espinhel
Símbolo das JMJ


A
 despedida da Cruz e Icon de Maria, símbolos da Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em peregrinação pelo Arciprestado de Águeda, será a 15 de Março na pateira de Óis da Ribeira e com viagem a bordo da draga «Pato Bravo», ao longo da águas da pateira e para Fermentelos.
«Entrarão, assim, no Arciprestado de Oliveira do Bairro e fazem a despedida do Arciprestado de Águeda», explicou-nos o padre Júlio Grangeia, titular das paróquia de Óis da Ribeira, Travassô e Espinhel.
O programa, nas suas três Paróquias e como já AQUI tivemos oportunidade de noticiar, começará hoje mesmo, 3ª.-feira, dia 14 de Março, quando a Cruz e o Ícon de Maria chegarão a Paradela (às 14.30 horas), seguindo para a Piedade (às 21), começando a procissão a ter lugar a essa hora e com destino à capela da Piedade, onde pernoitarão.
Dia 15 Março, 4ª.-feira e a partir das 7 horas, os Símbolos sairão da Capela da Piedade e visitarão os lugares da Paróquia de Espinhel, até às 9,
15 horas. Às 9.30 horas de 15 de Março os Símbolos entrarão em Travassô, para cumprirem o programa da visita até às 13.30. Logo às 9,30 horas, visitam o Patronato, seguindo-se o Jardim Social (10,30) e a Igreja Matriz de S. Miguel de Travassô (11,30), chegando ás 12 horas ao Parque de Nossa Senhora do Amparo, onde haverá um picnic.
A draga «Pato Bravo» ao serviços das JMJ

A peregrinação
em Óis da Ribeira! 

A peregrinação continuará na Paróquia de Óis da Ribeira, on de chegará ás 13,30 horas.
Já na vila, será visitada a igreja matriz de Santo Adrião e a ARCOR, seguindo-se uma breve passagem pela igreja (capela) de Santo António.
«Os símbolos serão depois encaminhados para a pateira, onde acontecerá uma breve celebração, imediatamente antes antes de embarcarem na draga «Pato Bravo» para Fermentelos, lá chegando às 16 horas», pormenorizou o pare Júlio Grangeia.
Será o momento de adeus ao Arciprestado de Águeda, seguindo para o de Oliveira do Bairro, a que pertence a Paróquia de Santo André de Fermentelos.
Na pática, repete a peregrinação diocesana da imagem de Nossa Senhora de Fátima, também transportada pela pateira, mas em bateira e em sentido contrário, em data situada nos finais da década de 50 do Século XX.

Sem comentários: