quarta-feira, março 08, 2023

Diana e Romeu na Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Águeda

 



Os óisdaribeirenses Romeu Fernandes e Diana Moreira foram reeleitos para a nova Coordenadora Concelhia de Águeda.
A notícia já tem algum atraso, é já de 11 de Fevereiro, mas vimos lembrar que foram subscritores da moção “Um compromisso com Águeda”, mandatada pela Ana Paula Lima.
«O Bloco de Esquerda, desde que se implementou em Águeda, tem o propósito de promover o crescimento sustentado de uma verdadeira alternativa de esquerda no concelho», lê-se na moção, acrescentado que «o caminho para atingir tamanho objetivo não é de todo fácil, mas com o esforço e dedicação dos elementos que compõem esta lista, tem sido possível afirmar o Bloco de Esquerda como uma verdadeira força política no concelho de Águeda e nas freguesias que o constituem».
A nova Coordenadora Concelhia de Águeda formada por Renato Santiago (economista e professor universitário, de 29 anos), Filipa Vieira, de 24 (bióloga), Romeu Fernandes, de 33 (administrativo), Cláudia Afonso, de 43 (produtora agrícola), Diana Moreira, de 1 (gestora de armazém) e Antero Fernandes. de 64 (reformado).
Romeu Fernandes e Diana Moreira
A política, do PS até
ao Bloco de Esquerda !

Romeu de Castro Fernandes é natural de Óis da Ribeira, morador na Rua Manuel Tavares (Cabo), e membro da Comissão Coordenadora Concelhia de Águeda (CCCA) do Bloco de Esquerda  desde Novembro de 2020.
Candidato do PS nas eleições autárquicas locais de 2017, como 6º. membro da lista, desvinculou-se do partido em desacordo com as posições políticas assumidas nas várias sessões da primeira Assembleia de Freguesia, logo em Novembro de 2017 (a primeira das que não elegeram executivo e levaram ás eleições intercalares de 2019).
Localmente, esteve ligado às secções de teatro e canoagem da ARCOR (neste caso, como atleta e dirigente) e, em Novembro de 2017, um dos dinamizadores do movimento «Mais Por Óis», que se apresentou como «apolítico e apartidário», visando «unir ribeirenses em prol do bem estar da freguesia». Parou a  actividade em Agosto de 2019.
É vice-presidente da Associação dos Amigos do Cértima e Pateira, e árbitro e representante dos árbitros na assembleia geral da Federação Portuguesa de Canoagem, de que é filiado desde os 9 anos.
Nasceu a 3 de Janeiro de 1990 e é filho de Victor da Costa Fernandes (vice-presidente da Tuna/AFOR) e de Salomé Castro Fernandes, de Travassô. 
Os árbitros Diana Moreira
e Romeu Fernandes


Casal de politicos
à... esquerda !

Diana Moreira também é activista do Bloco de Esquerda e membro da Comissão Coordenadora Distrital de Aveiro.
Licenciada em Sociologia e de 31 anos, foi a nº. 2 da lista do Bloco de Esquerda (BE) à Assembleia Municipal de Águeda, em 2021. Natural da Borralha, exerce funções profissionais como responsável de armazém. 
Politicamente, militou no PS e, com o marido, Romeu Fernandes (e outros), foram candidatos nas eleições autárquicas de 2017, na União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. Ambos foram, depois, dois dos subscritores da carta de abandono do PS, logo no início da «crise» política que «levou» às eleições intercalares de 24 de Fevereiro de 2019.
O casal abandonou o PS, com mais três jovens socialistas de OdR: Ana Sofia Framegas (quarta candidata da lista e agora, eleita pelo Movimento Juntos Por Águeda, 1ª. secretária da AFTOR), Rosa Lina Almeida (9ª.) e Rúben Santos (11º.). 
- Ver AQUI

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas abandonaram porquê? Porque não foram eles os candidatos como queriam ser!

Anónimo disse...

Mas antes de abandonar, primeiro foram convidados a sair e depois expulsos.
Está tudo devidamente documentado!
Querem as provas?