domingo, outubro 15, 2023

1 - ANO 1999, há 24 anos: Projecto do centro social na Segurança Social! 2 - ANO 1831, há 192 anos: O padre João Pires Soares da Maia! 3 - ANO 1858, há 165 anos: Governo Civil exigiu novo livro de actas da Junta de Freguesia! 4 - ANO 2016, há 7 anos: A III Mostra de Sopas de Óis da Ribeira e Travassô! 5 - ANO 2017, há 6 anos: TravassÓis sem Junta de Freguesia! Juntos e PS continuam aliados! 6 - ANO 2020, há 3 anos: Inspecção á ponte de Óis da Ribeira!

O centro social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia de UFTOR

A 1ª. pedra do centro social, 27/02/2000: José Valente (director
da Segurança Social de Aveiro), Fernando Reis (presidente da
ARCOR) e Antero Gaspar (Governador Civil)
ÓdR há
24 anos!


1 - ANO 1999,
há 24 anos!
Projecto do centro social
na Segurança Social!

O projecto do centro social da ARCOR deu entrada no Centro Regional de Segurança Social de Aveiro a 15 de Outubro de 1999, há rigorosamente 24 anos. 
Incluía a sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira (agora da UFTOR) e substituía o que, dois meses antes, tinha entrado na mesma SS e que teve de ter algumas alterações.
O presidente da direção arcoriana era Fernando Reis Duarte de Almeida (falecido a 6 de Novembro de 2019, aos 85 anos) e a leitura da revista editada por ocasião da inauguração, em 2009, permite lembrar que a estrutura social previa um ATL (para 40 crianças), creche (30), pré-primário (22) e apoio domiciliário (15 adultos) e centro de dia. Eram estes os números de há 21 anos, não sabemos se estão actuais. 
- NOTA: A primeira pedra viria a ser lançada a 27 de Fevereiro de 2000, com presença do Governador Civil de Aveiro (Antero Gaspar), do Diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro (José Valente) e do vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda (José Elói Correia) - para além das autoridades locais.
Jazigo do padre Maia


2 - ANO 1831,
há 192 anos !
O padre João Pires
Soares da Maia !

O padre João Pires Soares da Maia, de Óis da Ribeira, nasceu a 15 Outubro de 1831. Há precisamete 192 anos.
Faleceu a 4 de Abril de 1903, aos 72 anos, e está sepultado no mausoléu mandado construir por seu sobrinho José M. da Rosa, em sua memória e no Cemitério Velho de Óis da Ribeira
O sacerdote era filho de António Pires Soares, proprietário a vila de Óis da Ribeira, e de Caetana Emília, natural de Almear, em Travassô. Neto paterno de José Pires Calvo, de Óis da Ribeira, e de Ana Maria Soares, de Requeixo. Família que tem placa comemorativa mo adro da Igreja de Óis da Ribeira. Era neto materno de José Gregório da Maia e de Maria Teresa, ambos de Almear. Foi baptizado a 21 de Dezembro de 1831, na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira e pelo padre António José de Matos. Os padrinhos foram o padre João Pires Duarte, de Fermentelos, e Maria Clara Duarte, que era de Casal de Álvaro e em Óis da Ribeira casada com o proprietário João Tavares da Silva.
- NOTA: Este casal que teve três filhos sacerdotes católicos: os padres Joaquim, Ricardo e José Tavares da Silva.
O encerramento do livro
de Registos da Junta de 
Paróquia de ÓdR em 1858 


3 - ANO 1858,
há 165 anos !
Governo Civil exigiu
novo livro de actas da Junta
de Freguesia!

O Governador Civil de Aveiro, a 15 de Outubro de 1858, há 165 anos, ordenou a «o Prior da Junta da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira» para que lhe enviasse «um livro novo para ser por mim numerado e rubricado, com termos de abertura e encerramento».
O Governador era João Ribeiro de Magalhães que deu um prazo de 8 dias para a deliberação ser cumprida e assim fazia executar o Código Administrativo de então.
O presidente da Junta de Paróquia era o padre Manuel Pires Soares, que deve ter cumprido a diligência, pois continuou a ser presidente, empossado a 12 de Novembro seguinte, com o secretário Anacleto Pires Soares, o tesoureiro José Pires Soares (também juiz da Igreja) e os vogais José Maria de Almeida e José Alves Ferreira de Carvalho. Jacinto, mais um Pires Soares, era o regedor da freguesia.
- NOTA: O padre Manuel Pires Soares continuou presidente a 18 de Maio de 1860, até 20 de Janeiro de 1879, mas agora com Anacleto Pires Soares (secretário), o tesoureiro José Maria de Almeida (juiz da Igreja) e os vogais Ricardo Tavares da Silva (padre?) e José dos Santos Silva. Com o regedor... Jacinto Pires Soares.
Cartaz da Mostra de Sopas

4 - ANO 2016,
há 7 anos !
A III Mostra de Sopas de
Óis da Ribeira e Travassô!
  
A terceira edição da Mostra de Sopas de Travassô e Óis da Ribeira realizou-se a 15 de Outubro de 2016. Há precisamente 7 anos.
O objetivo da atividade, iniciada em 2014, a 27 de Setembro, era (é) juntar as associações e instituições da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) em momento de convívio e, ao mesmo tempo, angariar fundos para a sua sustentabilidade.
A edição de 15 de Outubro decorreu no Largo dos Santos Mártires, junto à Igreja de S. Miguel de Travassô, e envolveu 8 associações das duas freguesias: a Tuna e a ARCOR, de Óis da Ribeira, e a Comissão de Pais da Escola Básica, Irmandade dos Santos Mártires, Patronato de Nossa Senhora das Dores, Jardim Social, Agrupamento de Escuteiros e Associação de Desportiva de Travassô.
- NOTA: A iniciativa não se realizou em 2020 e 2021, devido à pandemia provocada pela COVID 19. Nem em 2022. Foi retomada a 7 de Outubro de 2023.

5 - ANO 2017,
há 6 anos!
TravassÓis sem Junta
de Freguesia! Juntos e PS
continuam aliados!


A Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira (TravassÓis) continuou (a 15 de Outubro de 2017) os trabalhos iniciados na sexta-feira, dia 13 - dia de azar. Mas voltou a não eleger os dois vogais do executivo (secretário e tesoureiro). Isto é: não há Junta de Freguesia.
O d´Óis Por Três sabe que o presidente Sérgio Neves começou por esclarecer algumas irregularidades da primeira parte da sessão (no dia 13) e precisou, citando o legislado, que só ele poderia apresentar lista. E assim foi, anunciando a sua reincidente proposta de eleitos para o executivo da Junta: Manuel Almeida (Capitão) e Ilda Pinheiro. Os mesmos nomes.
Os mesmos nomes e o mesmo «chumbo»: 4 votos a favor (os do PSD) e 5 contra (4 do Juntos e um do PS).
A sessão acabou ali, com mais de uma centena de pessoas a as-
sistir e a ouvirem Sérgio Neves, ainda, a anunciar nova sessão da Assembleia de Freguesia para as 21 horas de Outubro de 2017.
Assembleia para ultrapassar a crise, «desfazendo» a aliança do PS com o Juntos (ex-PS´s?).
É o que se irá ver, mas façamos como S. Tomé: ver para crer.
O mais expectável é que se repita o «casamento» de ex-socialistas e a única eleita socialista. Portanto, novo «chumbo».
O que acontecerá depois? O que o d´Óis Por Três antecipou a 12 de Outubro (ver AQUI): a Câmara Municipal de Águeda nomeia uma comissão adminis-
trativa de três membros e marca de novas eleições.
A constituição da comissão administrativa deverá ter em conta os resultados da eleição para a Assembleia de Freguesia. Substituirá os órgãos da freguesia e não poderá exercer funções por prazo superior a 6 meses. As novas eleições devem realizar-se até 70 dias antes dos 6 meses.
- NOTA: Seguir-se-iam mais prolongamentos desta primeira sessão, chegouse às 11!!!, e toda esta enorme trapalhada resultou nas eleições intercalares de 24 de Fevereiro de 2019.

A inspecção à ponte de Óis da Ribeira na tarde de 15 de Outubro de 2020
 



6 - ANO 2020,
há 3 anos!
Inspecção á ponte
de Óis da Ribeira!

Os trabalhos inspectivos da ponte de Óis da Ribeira sobre o Rio Águeda foram feitos, a partir das 10 horas da manhã de 15 de Outubro de 2020 e com trânsito interrompido, por razões de segurança.
«O futuro também se constrói, com a monitorização e o controlo das nossas infraestruturas», considerou Jorge Almeida, o presidente da Câmara Municipal de Águeda, sublinhando que a edilidade está «a proceder à inspeção das nossas pontes e viadutos, de forma a promover a nossa segurança e a sua longevidade».
Os trabalhos, como d´Óis Por Três AQUI noticiou, foram adjudicados à empresa BETAR Consultores, de Lisboa, por 17 900 euros, nos termos do contrato assinado a 16 de Julho de 2020 e envolvendo outras idênticas estruturas do município.
- NOTA: O presidente da Câmara Municipal de Águeda considerou, também que  «também aqui estamos no caminho certo». Cada um sabe, com toda a certeza, por que caminhos anda.



Sem comentários: