sábado, fevereiro 15, 2025

- ANO 2002, há 23 anos: Estreia do GTA e órgão de luz do INATEL para a ARCOR!

Parte do elenco do GTA de 2002. De pé, Porfírio Pires (também seccionista), António Prazeres,
Paulo Gomes, José Fernando Martins, Carla Carvalho e Firmino Santos (ensaiador, falecido
a 11 de Outubro de 2024). Em baixo, Carlos Marcos Pereira, Hernâni Pires, José Manuel
Gomes, Isaltina Tavares Pires, Liliane Loureiro Alves e Maria Clara Santos 

O «Jornal da ARCOR» com
notícias de teatro do GTA


O Grupo de Teatro Amador (GAT) da ARCOR estreou a peça «A Palavra de Deus foi Cumprida» a 16 de Fevereiro de 2002. 
Um sábado de há exactamente 23 anos! 
O espectáculo teve presença de Nair Barreto, vereadora camarária da Cultura, e Horácio Marçal, presidente da Assembleia Municipal, e com 232 pessoas na assistência, literalmente enchendo o salão do restaurante Pôr do Sol.
A peça era da autoria de Francisco Leites Bastos e o GTA era dirigido por Firmino Santos - que faleceu a 11 e Outubro de 2024, aos 91 anos de idade. 
O espectáculo incluía a comédia «Leis Modernas» e o «Hino de Óis da Ribeira» e, depois da estreia, também actuou em Eirol (no dia 23), Crastovães (a 2 de Março), Paradela (9), Taipa (a 16), Oiã (a 23), Fermentelos (a 6 de Abril) e em Óis da Ribeira, de novo e no encerramento (a 13).
O elenco era formado por Porfírio Pires (também seccionista), António Prazeres, Paulo Gomes, José Fernando Martins, Carla Carvalho e Firmino Santos, os irmãos Ana e Óscar Almeida, Carlos Pereira, Hernâni Pires, José Manuel Gomes, Isaltina Pires, Liliana Alves, Sónia Silva e Clara Santos. Com os músicos Carlos Matos, Alípio Framegas, Aurélio Reis e David Gomes. 
As actuações do grupo renderam 600 contos, o que, nos dias de hoje e segundo o conversor da PORDAA, corresponderia a mais ou menos 4 500 euros.
Protocolo assinado por Celestino
Viegas, PdD da ARCOR, e José
Esteves, do INATEL

Um órgão de luz
oferecido pelo INATEL

O último espectáculo desta peça, a 13 de Abril, teve presença de Orlando Cruz (já falecido), o então delegado distrital do INATEL, instituto que a 30 de Janeiro desse ano tinha oferecido ao GTA um órgão de luz, que foi entregue no decorrer de uma cerimónia nacional que, a 9  de Fevereiro de 2002, decorreu em Setúbal. 
A ARCOR foi uma das 8 associações distinguidas, em todo o país e através do Programa Nacional de Apoio ao Teatro Amador, e recebeu o equipamento nos termos do protocolo assinado com o INATEL, instituto representado pelo director nacional Rui Esteves (em representação de Eduardo Graça, o presidente) e Celestino Viegas, presidente da ARCOR - que se fez acompanhar pelo seccionista Porfírio Pires (ver fotos na página do «Jornal da ARCOR», acima).
O actor Camacho Costa, então nos «Malucos do Riso», da SIC, fez dedicatória ao GTA e o «Jornal da ARCOR» de 31 de Março de 2002 dava conta que o órgão de luz incluía uma pack analógica com 6 canais, mesa de comando com 6 cursores e um master, 7 projectores com porta-filtros e ângulos variáveis, 5 palas rotativas, 3 obturadores, 8 filtros e 6 grampos.
O valor na altura oficialmente atribuído a este órgão de luz para o GTA da ARCOR foi de cerca de 1 000 contos, seriam agora 7 400 euros - segundo o conversor da PORDATA


Sem comentários: