![]() |
António Brinco foi homenageado na II Gala do Desporto de Águeda: Distinção Carreira| |
António Brinco foi homenageado a II Gala do Desporto de Águeda, que anteontem decorreu o Centro de Artes de Águeda.
«Foi uma surpresa, não fazia a mínima ideia, sinto o dever do meu muito obrigado a toda a família da canoagem», disse o bi-atleta olímpico - que, actualmente, é vice-presidente da direção e responsável pela canoagem da ARCOR.
O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Ricardo Machado, foi quem lhe entregou o prémio, considerando António Brinco como «um nome incontornável da modalidade», sublinhando também que «fez parte de uma geração que motivou e impulsionou o crescimento da canoagem em Portugal».
«Continua, ainda hoje, a contribuir activamente para a modalidade, tanto como atleta como dirigente da ARCOR», disse Ricardo Machado.
«Continua, ainda hoje, a contribuir activamente para a modalidade, tanto como atleta como dirigente da ARCOR», disse Ricardo Machado.
«Tem uma carreira dedicada ao desporto e deixou um legado de excelência e profissionalismo que serve de inspiração para as novas gerações», considerou, entretanto, a organização da II Gala do Desporto de Águeda - a Câmara Municipal.
Atleta bi-olímpico e
uma vida a promover
a canoagem!
António Manuel Balreira de Sousa Brinco é natural de Águeda e foi atleta do Recreio, do Ginásio e do Clube de Canoagem de Águeda (CCA).
Disputou os Jogos Olímpicos de Seul (em 1988) e Barcelona (em 1992), neste caso com o também aguedense António Monteiro - por singular coincidência, os dois maiores actuais responsáveis pela canoagem da ARCOR, o clube de Óis da Ribeira.
Várias épocas foi também treinador e, desde criança, «acumula» uma vida desportiva dedicada à modalidade - praticando-a, ensinando-a e promovendo-a a todos os níveis.
António Brinco «pagaia» na ARCOR Canoagem desde 1 de Junho de 2007 - depois da extinção dos três clubes da cidade de Águeda e numa altura em que o clube de Óis da Ribira também estava sem actividade. Na cerimónia de anteontem, não esqueceu «a família da canoagem», que considerou «a impulsionadora da vitalidade» do clube de Óis da Ribeira - o único que, no município de Águeda, actualmente se dedica à canoagem.
«Eu apenas ajudo», disse António Brinco, embora admitindo que «também corra, de vez em quando».
Citou atletas de «mais de 40 anos» na modalidade - casos de António Monteiro, Sérgio Varela, Pedro Carvalho, João Ferreira e os irmãos Paulo e Filipe Gomes. «Eles é que me motivam, eu apenas puxo um cordelinho aqui e um cordelinho ali», disse António Brinco, adiantando que a ARCOR Canoagem tem 88 atletas em actividade, a disputar provas regionais e nacionais, o que implica «uma dinâmica muito grande».
António Brinco não esqueceu os atletas, os treinadores e as suas famílias. «Agradeço-lhes, sem eles nada seria possível, não seria possível manter a actividade que o clube tem».
- ONTEM: ARCOR Canoagem com Mérito Desportivo, ver AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário