sábado, fevereiro 04, 2006

CEIFEIRA AMERICANA PARA LIMPAR A PATEIRA



A Câmara Municipal de Águeda decidiu, ontem, avançar para a limpeza da Pateira de Fermentelos sozinha, depois de vários contactos com as autoridades ambientais que têm jurisdição sobre a lagoa, dando início à concretização de uma promessa eleitoral.
A autarquia vai adquirir, nos Estados Unidos, uma ceifeira aquática para recolher os jacintos de água que infestam as águas e ameaçam o equilíbrio ecológico da Pateira.
A ceifeira tem custos estimados em 160 000 euros (mais IVA) e será objecto do primeiro concurso público internacional lançado pela autarquia."Muito se tem dito sobre a recuperação da Pateira. Tem-se remetido o problema para muitos lados (...) Bom, depois de vários contactos, vamos nós (Câmara) assumir a liderança do processo", anunciou, ontem, o presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais (PS).O autarca está consciente de que a simples recolha dos jacintos, que invadiram a Pateira nos últimos anos, não resolve os problemas todos. Mas "é um ponto de partida", diz Gil Nadais, concordando que a despoluição da lagoa exige que se acabe de uma vez com o despejo de efluentes (de Águeda, Oliveira do Bairro e Anadia), que continuam a ser atirados para a Pateira.
A recolha dos jacintos de água, que, se tudo correr bem e a ceifeira for entregue nos prazos previstos, deverá começar nos meses de Junho ou Julho, será "um ano de trabalho muito intenso". E, depois, será preciso manter "um controlo permanente", sublinha, anunciando que a fase seguinte será sinalizar devidamente a Pateira, fazendo, desde já, "a integração das estruturas existentes em Óis da Ribeira, Espinhel e Travassô num circuito de observação da natureza" e estudar "o que é que queremos fazer deste enorme potencial ambiental no futuro".
2x3: Notícia e foto retirada do Jornal de Notícias do dia 3 de Fevereiro, com a devida vénia

1 comentário:

d´OIS POR TRÊS disse...

Párem lá com a propaganda, limpem é a pateira e calem-se...