domingo, maio 06, 2007

OIS NO SÉCULO XX - 5

16 de Junho de 1951
A CONSTRUÇÃO DA PONTE


«Prosseguem com actividade os trabalhos em curso na ponte de Ois da Ribeira. (…) hoje estiveram ali os srs. Director de Pontes, Engº. Carlos Crouvrer, Engº. Francisco Araújo (Chefe de Repartição Técnica) e Engº. Abreu, como fiscal.
Acompanhavam esta comitiva 5 aspirantes da Escola de Guerra, com o sr. Capitão Morais, em viagem de estudo. A armadura da lagem do tramo lateral do lado de Ois da Ribeira foi verificada pela engenharia que ordenou o seu preenchimento, sob a direcção do sr. Joaquim Pereira, encarregado dos trabalhos, e do sr. António Costa, fiscal».

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NOTA: A ponte foi inaugurada a 25 de Maio de 1952 mas a sua epopeia vinha já de 1908 e «com o seu arauto no concelho, o sr. Conde de Águeda». A implantação da República, em 1910, fez pôr de parte a ideia - estavam «feitas sondagens e o levantamento da planta».
A ideia foi retomada em 1924, com impulso de Manuel Tavares da Silva (que dá nome a antiga Rua do Cabo, do Largo do Centro Social ao do Cruzeiro do Café do Nelson), que, porém, segundo notícias da época, «teve de desistir, desiludido com tanta ingratidão».

A 4 de Novembro de 1927, entretanto, foi constituída a comissão executiva de obras, formada pelo
padre José Bernardino dos Santos Silva (presidente), José Maria Estima (vice-presidente), prof. Dinis Pires da Silva (secretário), Manuel Maria Ala de Resende (tesoureiro) e os vogais Albano J. Almeida, Aniceto Fernandes Estima, António M. da Silva, Benjamim Soares de Freitas, Edmundo Reis, Germano Marcos dos Reis, Joaquim Augusto Ferreira das Neves, prof. Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha, Joaquim M. Viegas, Joaquim Tavares da Silva, João de Matos, José B. dos Reis, José Ferreira A. de Carvalho, José M. dos Santos, José S. dos Reis, Luís Henriques de Almeida, Luís Maria de Almeida Santos, Manuel Joaquim F. Alves, Manuel M. de Carvalho, Manuel M. dos Reis, Manuel Soares dos Santos, P. dos Reis, Serafim Maria dos Reis e Silvério Tavares Pinheiro.

A reunião decorreu em casa do
padre José Bernardino, «comparecendo toda a freguesia», e foi decidido «criar uma grande comissão em que faz parte toda a freguesia», sendo considerados como fazendo parte da comissão «todos os filhos da terra ausentes». Para além disso, nomear uma comissão executiva e oficiar as freguesias limítrofes.

Notícias de 1929 dão como certo que a comissão angariou 150 contos - uma fortuna para a época.

Anos depois, a ponte foi contratada por aquela importância ao engº. Moreira de Sá, do Porto, que só levantou as fundações e placas de apoio aos Pegões - frente ao largo do rio, agora denominado Largo Zebedeu Costa.

Em 1949, o então ministro das Obras Públicas, engº. José Frederico do Casal Ribeiro Ulrich, «presenceou a necessidade ingente, assistindo à passagem de veículos e pessoas em velhos e minúsculos barcos, e interessou-se pela realização da obra».

As obras começaram a 1 de Fevereiro de 1950 e a ponte foi inaugurada a 25 de Maio de 1952.

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2X3: Notícia DAQUI, com o devido agradecimento

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