quarta-feira, maio 09, 2007

OIS NO SÉCULO XX - 8

Há 73 anos
PROJECTO DA

PONTE POR...
318 286$13


A epopeia construção da ponte de Ois da Ribeira sobre o rio Águeda conheceu, há precisamente 73 anos, mais um capítulo - que o tempo se encarregaria de mostrar um desperdício. A 12 de Agosto, efectivamente, chegaram às mãos do presidente da comissão «três lindos exemplares da planta, cálculos, caderno de encargos, orçamento, etc.». E ficou a saber-se qual era a estimativa dos custos: 318 286$13.

O presidente da dita comissão da ponte era o então padre José Bernardino dos Santos Silva, que «fez chegar (dois exemplares) às mãos da Exmª. Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Águeda, para serem enviados às entidades competentes e submetidos ao respectivo exame». A notícia era datada de 15 de Agosto de 1934: «Com prazer dou hoje a boa nova (...) de que chegaram domingo ás mãos do digníssimo presidente da comissão da ponte (...), referia o representante ribeirense do jornal, acrescentando que «pelos detalhes da planta, a ponte deve ficar um primor».
Estava orçada em 318 286$13 e frisava a notícia que «desta vez, creio que vamos ser felizes e já não vai sem tempo».


NOTA: A ponte só viria a ser inaugurada a 25 de Maio de 1952, tendo os trabalhos sido iniciados dois anos antes. Como se sabe a luta do povo ribeirense pela sua construção vinha pelo menos já desde 1908. Não se confirmou a profecia de Joaquim Tavares da Silva

\\\///
2x3. Notícia (adaptada) retirada DAQUI, com a devida vénia

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu pensava que a ponte também era obra do Pires pois até lá tem uma placa e tudo. O blogue deve corrigir...