sexta-feira, maio 25, 2007

UMA NOVA PONTE EM OIS DA RIBEIRA

As cheias na baixa de Águeda podem ser fortemente minimizadas com intervenções nas pontes do Campo e de Óis da Ribeira, um investimento de 1,4 milhões de euros, cujo financiamento não está assegurado.
Uma das soluções "é abrir o máximo possível o aterro junto à ponte do Campo, mais 50 metros, para o lado sul", e, outra em Óis da Ribeira - com a construção de uma nova ponte de 150 metros, uma vez que a actual e a estrada Óis da Ribeira-Travassô são dois estrangulamentos importantes".
"Não venho cá com uma varinha mágica", foi o comentário do secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, à demonstração do responsável do INAG e do presidente Gil Nadais.
O SEA disse que há que fazer uma calendarização de prioridades e faze análise de custo/benefício, elogiando a acção do Instituto da Água, nos últimos anos, em relação à problemática das cheias em Águeda. Haverá ainda que fazer intervenções complementares, "nomeadamente "nas "guardas" a jusante que estão rotas", disse António Valério, para quem, com aquelas duas intervenções, "todos ficarão mais descansados".
"Agora é só uma questão financeira e, com uma candidatura ao QREN 2007/13, talvez possamos resolver o problema de Águeda", sublinharia.
Humberto Rosa esteve em Óis da Ribeira e Espinhel, assistiu ao funcionamento da ceifeira-aquática e mostrou-se contrário a uma dragagem profunda da pateira, defendida pontualmente pelo presidente da Câmara, tendo em vista o combate ao desassoreamento, uma das medidas previstas no programa de requalificação, tal como a monitorização da qualidade da água.
\\\///
2x3: Notícia (adaptada) e foto do Jornal de Notícias de hoje, com a devida vénia.

1 comentário:

Anónimo disse...

É só propaganda, andam a ler todos pela mesma cartilha...