sábado, maio 05, 2007

OIS NO SÉCULO XX - 4


Há 103 anos
PONTE DE
OIS DA RIBEIRA


"Falla-se agora muito n´uma ponte sobre o Águeda, em virtude de se dizer, quando o sr. Conde se aproximou do rio, que a estrada alli deveria ficar já com altura sufficiente para a sua construcção. Tal melhoramento era para Ois da Ribeira de grandissima importância porque, no inverno, no tempo das cheias, não podemos surtir-nos de lenhas ou matos das gândaras de Travassô e Cabanões, sem termos de ir á volta por Águeda, o que é bastante penoso.

Alem d´isso, ha occasiões em que as lanchas não podem atravessar para Cabanões, devido aos temporaes. Dizem que ha annos, devido á iniciativa particular, se pensou em a construir, chegando a juntar-se uns 400 mil reis.

Hoje poderá garantir-se a mesma quantia; mas isso o que é em relaçao á importância da obra?

O que é certo é que presentemente é o assumpto de todas as conversações e nós, se tivessemos valor e competência, haviamos de organisar uma representação aos poderes públicos, pedindo a construcção da ponte que é o melhoramento que todos desejam e o mais necessario à freguezia e que seria tambem de grande utilidade para as freguezias vizinha".


2x3: Notícia retirada DAQUI, com o devido agradecimento

Sem comentários: