Concurso sobre história de Portugal
PROFESSOR DE OIS DA RIBEIRA
GANHOU PRÉMIO NACIONAL
PROFESSOR DE OIS DA RIBEIRA
GANHOU PRÉMIO NACIONAL
* Mestre de aulas descreveu a batalha de Alcácer-Quibir
«O concurso consistia em descrever no máximo de 25 linhas de papel almasso a batalha de Alcácer-Quibir e as suas consequências, empregando o melhor estylo possível, de modo que nenhuma palavra pudesse ser considerada supérflua, desnecessária ou incorrecta.
Concorreram cerca de 50 professores de diversos concelhos do reino e, entre estes, o sr. Camillo Ferrão o unico do nosso.
As provas foram apreciadas pelo sr. dr. Cândido de Figueiredo que classificou a do sr. Camillo Ferrão a 1ª. em mérito relativo.
Em consequencia desta auctorizada decisão, foi entregue ao digno professore de Travassô o 1º. Premio, que constava de um volume e, prosa dos Estudos Históricos e Economicos, de Bailio Telles, e um outro em verso, de J. Carlos de Gouveia, sendo também o retrato publicado na revista, como era das condições do concurso».
\\\///
2X3: A notícia foi retirada do primeiro Site oficial da ARCOR e vale a pena recordá-la, citando os descendentes actuais do professor Camilo Ferrão.
Era natural de Arazede (Cantanhede) e residente em Ois da Ribeira, pai do Professor Luís Maria de Almeida Santos e de José Ferrão de Almeida Santos, já falecidos. Avô de António Gomes Cruzeiro de Almeida Santos (Toninho), Maria, Luís, António e Benjamim Soares de Almeida - todos aqui residentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário