quinta-feira, maio 03, 2007

OIS NO SÉCULO XX - 2

Concurso sobre história de Portugal
PROFESSOR DE OIS DA RIBEIRA
GANHOU PRÉMIO NACIONAL

* Mestre de aulas descreveu a batalha de Alcácer-Quibir

O professor Camilo Gomes Ferrão dos Santos, de Ois da Ribeira, foi o vencedor, há 102 anos, do «primeiro prémio de um concurso histórico aberto pela revista ilustrada da vida portugueza A Nossa Pátria», dirigida por Alberto Bessa.


«O concurso consistia em descrever no máximo de 25 linhas de papel almasso a batalha de Alcácer-Quibir e as suas consequências, empregando o melhor estylo possível, de modo que nenhuma palavra pudesse ser considerada supérflua, desnecessária ou incorrecta.

Concorreram cerca de 50 professores de diversos concelhos do reino e, entre estes, o sr. Camillo Ferrão o unico do nosso.
As provas foram apreciadas pelo sr. dr. Cândido de Figueiredo que classificou a do sr. Camillo Ferrão a 1ª. em mérito relativo.

Em consequencia desta auctorizada decisão, foi entregue ao digno professore de Travassô o 1º. Premio, que constava de um volume e, prosa dos Estudos Históricos e Economicos, de Bailio Telles, e um outro em verso, de J. Carlos de Gouveia, sendo também o retrato publicado na revista, como era das condições do concurso».

\\\///

2X3: A notícia foi retirada do primeiro
Site oficial da ARCOR e vale a pena recordá-la, citando os descendentes actuais do professor Camilo Ferrão.

Era natural de Arazede (Cantanhede) e residente em Ois da Ribeira, pai do Professor Luís Maria de Almeida Santos e de José Ferrão de Almeida Santos, já falecidos. Avô de António Gomes Cruzeiro de Almeida Santos (Toninho), Maria, Luís, António e Benjamim Soares de Almeida - todos aqui residentes.

Sem comentários: