quarta-feira, dezembro 09, 2009

Óis da Ribeira espalhada pelo mundo, em Nariz...



A 6 de Janeiro deste ano, faleceu João Rodrigues Lopes, na foto, de 86 anos, pai de Júlio Vieira Lopes. Residia já há muitos anos em Verba, na freguesia de Nariz (Aveiro), onde, segundo jornal digital «Notícias de Nariz e Fátima» (AQUI), «fez a sua vida de labor».
O seu funeral realizou-se no dia 8 de Janeiro na Igreja de Nariz, tendo sido sepultado no cemitério paroquial da freguesia.
A notícia, ainda que atrasada, tem a ver com Óis da Ribeira, de onde era natural João Rodrigues Lopes - filho de Cândido Rodrigues Lopes e de Maria Teresa Carvalho. Não conhecemos, obviamente, mas tivemos curiosidade em saber que era - até porque, quando aqui inventariámos os ribeirenses moradores fora de Óis, não despistámos ninguém em Nariz.
Meus pais, nada nos souberam dizer mas levámos a nossa curiosidade a pessoa daquelas idades, que nos disse ser possível ser um irmão de José Salgado. E quem foi José Salgado? Pois bem, ficámos a saber que era José Rodrigues Lopes, também conhecido por José Tereso, que morou entre os dois cemitérios de Óis e, entre outros filhos, era pai de Teresa e José Cândido. E de Maria Joaquina e Isabel. Parece dar certo: os netos tomaram o nome dos avós paternos. Ele próprio era apelidado de Tereso, afinidade do nome maternal. Alguém pode confirmar isso?

1 comentário:

Anónimo disse...

É tio da Joaquina da loja.