segunda-feira, setembro 26, 2016

O homem, o buraco e a sociedade...


O d´Óis Por Três teve conhecimento do estranho e lamentável caso de um homem de idade que, abandonado pela sociedade, terá pernoitado noites seguidas no buraco que se vê nesta parede de um edifício do centro da freguesia. Dele apenas se sabe que tem dificuldades de locomoção e se auxiliava numa muleta, que será da zona de Guimarães e chegou a Óis com uma família que há anos para lá se mudou. 
A razão de ele ter de pernoitar neste pequeníssimo buraco, ele e Deus a sabem. Especulou-se muito sobre a situação, mas com poucas certezas. Alguém terá intervido e o pobre homem terá sido recolhido pela Cruz Vermelha. Deus queira que assim seja.
O que o d´Óis POr Três quer sublinhar, para além da miséria social que infelizmente se aumenta por este país que gasta milhões em obras desnecessárias, só para satisfazer caprichos de governantes, é que felizmente alguém interveio para dar melhor vida ao senhor.
Lamentando o drama do pobre homem que aparentemente ninguém conhecia, aplaudimos quem no terreno o apoiou e lhe deu caminho para que a sociedade acolha os seus mais carenciados. Que Deus abençõe o coração dessa gente.
O buraco, como se vê na imagem de baixo, é exíguo, estreito e nele não cabe uma pessoa normal. Teria de estar de corpo encolhido para se resguardar da noite. Ainda lá se vêem dois panos, um branco e outro azul, que serviriam de colchão ou de lençol para se cobrir. E lá estava um copo de água. Como era possível ali pernoitar um homem? Que sociedade fomos e estamos a fomentar?

Sem comentários: