Óis da Ribeira e as sedes da Arcor e da União de Freguesias de TravassÓis |
Isauro de Carvalho Almeida e Santos |
boração das listas de candidatos. Ou mera e subjectiva ambição familiar a embrionar os pequenos poderes lo-
cais, os pequenos e grandes favo-
res, das eventuais influências que se agenciem (ou não) para promover (ou não) o interesse colectivo.
A lista é longa, surpreendentemente longa, e pode até pecar por defeito. Isto é, o levantamento do d´Óis Por Três poderá não estar completo. Hoje, aqui mostramos dois casos, que nos parecem emblemáticos.
Vital Santos (2005) |
o filho Vital Santos
Isauro Carvalho de Almeida Santos, presidente da Comissão Administrativa pós 25 de Abril, em 1974/1975, e primeiro presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira eleito. Exerceu os mandatos de 1977/79 e 1982/85 e, pelo meio destes, foi secretário (no executivo de Agostinho Tavares) e voltou a ser candidato em 1985 (2º.) e 1989 (3º. lugar).
Vital San- tos (2013) |
Verde ou cor de rosa (do PS), ou vermelho (do PCP), Vital Santos candidatou-se nas autárquicas de há 32 anos contra as listas do PSD, que venceu (liderada pelo primo Manuel Soares), do CDS (de Arménio Pinheiro da Silva) e do PS (de Armando Tavares dos Reis). O pai, Isauro Carvalho de Almeida Santos, era o segundo desta lista socialista.
Pai contra filho, ou vice-versa.
Vital Santos continuou a sua saga eleitoral autárquica candida-
tando-se em 2005 pela Lista Independente de Óis da Ribeira (LIOR), em segundo lugar, depois de Diamantino Alves Correia.
Voltou às lides eleitorais assumindo as cores do PS em 2009 (13º.) e 2013 (4º. lugar e actual eleito da Assembleia de Freguesia).
Albertino Soares e Álvaro Soares, pai e filho |
e seus 4 filhos
candidatos
- Álvaro, Ana Luísa, Filomena e Pedro
Albertino Gomes Soares foi o líder da lista do CDS em 1997. A lista incluía a filha Ana Luísa Estima Soares, em quarto lugar.
Filomena Maria Estima Soares |
Ana Luísa Estima Soares |
Álvaro Manuel Estima Soares estreou-se nas lides políticas autárquicas locais em 1989, quando foi 6º. candidato da lista do CDS, liderada por Eugénio Pinheiro. Continuou a saga autárquica, mas
Pedro Miguel Estima Soares |
Filomena Maria Estima Soares foi candidata do PS em 2009, em 18º. lugar, na lista de Carla Tavares.
Pedro Miguel Estima Soares, o quarto irmão, candidatou-se sempre pelo PSD: em 2005 (8º.), em 2009 (6º.), em listas de Fernando Tavares Pires, e em 2013 (14º. lugar), na lista de Sérgio Neves, na União de Freguesias de TravassÓis.
Ana Luísa Estima Soares não era ao tempo, mas veio a ser nora de Orlando Rino, candidato do CDS em 1976 (5º.) e do PSD em 1979 (10º. lugar). Pelo seu casamento com Milton Rino, filho de Orlando (e Paula Figueiredo).
Sem comentários:
Enviar um comentário