O acto de trocar de partido em eleições autárquicas, obviamente para se ganhar acesso ao poder (ninguém concorre para perder...), é relativamente vulgar. Também em Óis da Ribeira. E com nomes e números se calhar algo surpreendentes. E esquecidos.
O d´Óis Por Três socorreu-se da revista «Óis da Ribeira | A História, as sedes e as Juntas» - editada em 2009, na altura da inauguração da sede -, para lembrar que as pri-
meiras eleições autárquicas locais foram em finais de 1976, para a Junta e Assembleia de Freguesia do mandato de 1977/1979.
Em Óis da Ribeira, concorreram dois partidos a esse primeiro acto eleitoral - o PS e o CDS -, ganhando os socialistas liderados por Isauro Carvalho de Almeida Santos, com 212 votos, contra os 145 do CDS de Hernâni Framegas dos Reis. Isauro Santos tinha sido o presidente da Comissão Administrativa pós-25 de Abril.
A esse tempo, logo começou a «carreira» dos primeiros futuros «vira-partidos» da realidade política de Óis da Ribeira. Não querendo o d´Óis Por Três, obviamente, questionar as suas opções, recordamos os seus nomes - de resto, candidatos já todos afastados da vida política activa. Vejamos:
Hernâni F. Reis |
1 - Hernâni Framegas dos Reis foi o primeiro da lista do CDS e teve 145 votos, perdendo para o PS de Isauro Santos /212). Voltou a ser candidato, mas pelo... PSD, em 1989, para o mandato de 1990/1993, sendo o terceiro da lista liderada por Manuel Soares dos Reis e Santos. Eleito, foi tesoureiro do executivo. Já faleceu.
2 - Mário Pires Tavares das Neves foi o
segundo a lista do CDS, a de Hernâni Framegas
dos Reis. Voltou a ser candidato, mas pelo...
Mário Neves |
do para o socialista Agostinho Tavares (212). O CDS de Fernando Reis recebeu 111 votos.
3 - João Bernardino Gomes Soares foi o terceiro da lista do CDS (de Hernâni Framegas dos Reis) em 1976 e 9º. da lista do PSD em 1979. Voltou ao CDS em 1982, sendo o 7º. da lista de Sesnando Alves dos Reis (130 votos),
perdendo para o PS de Isauro Santos (241).
4 - Orlando da Conceição Rino foi o 5º. da
João B. Soares |
5 - Armando Tavares dos Reis foi o 7º. candidato do CDS em 1976 (de Hernâni Framegas dos Reis) e segundo nas de 1979, a de Fernando Reis (111 votos), perdendo para o PS de Agostinho Tavares. Mais tarde, em 1985 (120 votos) e 1989 (143), foi o primeiro da lista do PS, perdendo em ambas para o PSD de Manuel Soares dos Reis e Santos (252 e 273, respectivamente).
Orlando Rino |
O CDS «perdeu»
mais candidatos
- O PS é mais... «conservador»
O CDS teve, assim, nada mais nada menos que 5 (em 7) candidatos de 1976 que posteriormente se apresentaram em listas de outros partidos: Hernâni Framegas dos Reis, Mário Pires Tavares das Neves, João Bernardino Gomes Soares (que regressou ao partido), Orlando da Conceição Rino e Armando Tavares dos Reis.
Armando Reis |
me Pinheiro dos Reis (já falecido) e José Alberto Ramos Silva, marido da professora Maria José (Zézinha), que mora(m) em Fermentelos.
O PS não teve candidatos de 1976 que se «trans-
ferissem» para outros partidos e 5 (dos 9) reapre-
sentaram-se em 1979: Isauro Carvalho de Almeida e Santos, Arlindo Reis Duarte de Almeida, Valter dos Reis Framegas, Alexandre Pinheiro de Almeida e Hercílio Alves de Almeida. Não se recandidataram 4: José Bernardino Gomes de Melo, Victor Fernandes da Silva, João Oliveira Marques e Firmino Almeida e Santos. Os estreantes foram Norberto Simões Pires Estima (já falecido), José Alves Ferreira, Manuel Ferreira (Serôdio, já falecido), Ernesto Alves de Almeida (falecido) e Danilo Soares da Costa.
Sem comentários:
Enviar um comentário