quinta-feira, dezembro 13, 2018

A Área de Reabilitação Urbana de Óis da Ribeira

Óis da Ribeira em imagem da Google com a pateira em primeiro plano
Diário da República com a ARU de Óis da Ribeira

O Diário da República de 20 de Julho de 2017. nº. 138/2016, publicou, na sua II Série, a Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Óis da Ribeira, assim como de todas as outras freguesias do Município de Águeda. 
A proposta tinha sido aprovada, por maioria, na sessão da Assembleia Municipal de Águeda de 15 de Abril de 2016, por proposta da Câmara Municipal.  
A Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Óis da Ribeira, segundo o DR, tem uma área de cerca de 30 hectares, integrando as áreas mais consolidadas do aglomerado, abrangendo as suas zonas mais críticas ao nível do estado de conservação do edificado e qualificação do espaço público, com especial incidência ao longo das ruas Manuel Maria Tavares e Benjamin Soares Freitas. 
O documento camarário precisa que, em 2011 e de acordo com o recenseamento, este aglomerado possuía 287 edifícios e 716 habitantes.
Algum ribeirense - autarca eleito desse tempo, ou simplesmente eleitor - foi, por acaso, ouvido e/ou informado desta delimitação urbanística?
Houve (ou não) algum período de consulta pública ou a delimitação urbana foi, pura e simplesmente,feita a régua e esquadro, escondida do povo interessado? 
Não nos admirava nada.

Sem comentários: