quarta-feira, dezembro 19, 2018

José Maria e Manuel: passaporte de 2 ribeirenses para o Brasil. Há 136 anos!

Registo do passaporte de Manuel Marques dos Santos
O Governo Civil de Aveiro emitiu, há precisamente 136 anos, a 19 de Dezembro de 1882, passapor-
tes para dois ribeirenses que pretendiam emi-
grar para o Bra-
sil e cujo destino
Registo do passaporte de José Maria Almeida
se desconhece: José Maria de Almeida e Manuel Marques dos Santos.
1 - José Maria de Almeida tinha 18 anos, nascido a 4 de Março de 1864, e era solteiro, filho do lavrador José Francisco da Silva e de Josefa Marques Ferrei-
ra. Neto paterno de José Francisco da Silva e de Maria Josefa, materno de José Marques de Almeida e de Maria Teresa Ferreira Estima. 
José Maria tinha 1,69 metros de altura, cabelo preto e olhos cas-
tanhos, nariz regular e algumas marcas de bexiga no rosto. Pretendia emigrar para o Estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil. Sabia escrever, o que não seria muito normal nesse tempo de há 136 anos.
2 - Manuel Marques dos Santos tinha 21 anos e era filho de An-
tónio Marques dos Santos, jornaleiro, e de Maria Rosa de Jesus, ambos de Óis da Ribeira. Neto paterno e Ana Rosa de Jesus e materno de Luís Simões de Carvalho e de Maria Rosa de Jesus. Tinha 1,69 metros de altura, de olhos castanhos, rosto comprido e cabelo preto, nariz e boca regulares. Muito ao que acontecia na época, também tinha marcas de bexiga na cara. O passaporte destinava-se para o brasileiro Estado do Rio Grande do Sul.
O que terá acontecido a estes dois ribeirenses há 136 anos emigrados para o sul do Brasil? Ninguém sabe (o d´Óis Por Três não sabe...), nem ideia se faz de quem serão os seus descenden-
tes, familiares actuais da vida ribeirense. Se os há.


Sem comentários: