terça-feira, dezembro 04, 2018

Sede da Junta de Freguesia de OdR demolida há 67 anos...

A sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira demolida em 1951 ficava, mais ou menos,
no local indicado a vermelho, na agora Rua Jacinto Bernardo Henriques (a da Ponte)
A sede demolida ficaria mais ou menos
onde se vê a estrela a vermelho

Uma das Juntas de Freguesia de Óis da Ribeira, das duas construídas no Século XX, foi demolida entre os últimos dias de Novembro e os primeiros de Dezembro de 1951, há rigorosamente 67 anos. 
Ficava no local, mais ou me-
nos, indicado a vermelho na imagem da Rua da Ponte, que modernamente se chama Ja-
cinto Bernardo Henriques.
A demolição, segundo o livro, «Óis da Ribeira | A História, as Sedes e as Juntas», deveu-se à necessidade de criar a que então se chamou Avenida da Ponte e foi decidida em reu-
nião da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, a 8 de Julho desse ano de 1951, invocando «ordem da Câmara Municipal», que também expropriava «uns casebres anexos, afim de desobstruir a estrada de ligação à ponte».
A Junta de Freguesia era presidida pelo benemérito Benjamim Soares de Freitas, incluindo o secretário  Arnaldo Rodrigues de Figueiredo e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (o Lopes). 
A dita sede tinha sido construída em 1947 e inaugurada a 7 de Setembro desse ano, hasteando-se uma Bandeira Nacional Nova e tocando a Tuna o Hino Nacional. Monsenhor José Bernardino dos Santos Silva elogiou a Junta de Freguesia desse ano e a anterior porque «não se pouparam a esforços, trabalhos e sacrifícios para poderem erigir esta pequena casa, que representa para a freguesia um grande monumento».
B. Freitas
A Junta de 1947 era presidida por Benjamim Soares de Freitas, com  o secretário José M. Estima e o te-
soureiro Manuel S. Santos (Lopes). A anterior, pelos mesmos presidente e tesoureiro, mas com o secre-
tário Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha. 

Custos de demolição
e 288$50 de vendas

Os trabalhos de demolição da sede, há 67 anos, foram executados pelo mestre Invêncio Viegas, com os trabalhadores  João Simões de Carvalho, José Pereira dos Santos e José (Maria?) Rodrigues de Almeida, que receberem 72$50 - qualquer coisa como 32 euros.
A venda da pedra e madeira do edifício rendeu 288$50 à Junta de Freguesia, mo equivalente a um pouco mais de 130 euros. Para se ter uma ideia aproximada destes valores, considere-se que o or-
çamento da Junta e Freguesia de Óis da Ribeira para 1952 foi de 601$75. Por aí algo próximo dos 300 euros!

Sem comentários: