terça-feira, dezembro 25, 2018

José Ala de Resende faleceu há 35 anos!

José dos Santos Ala Resende
Manuel Maria e Maria Ber-
nardina, pais de José Resende

José dos Santos Ala de Resende, de uma das mais nobres e abas-
tadas famílias de Óis da Ribeira, faleceu há 35 anos, no dia de Natal de 1983. Tinha 75 anos, nascido às 3 horas da tarde do dia 29 de Agosto de 1905. 
Filho de Manuel Maria Ala de Resende e de Maria Bernardina Tavares dos Santos e Silva, ele de Águeda e ambos comerciantes em Óis da Ribeira, era neto paterno de Manuel Dias Cura de Resende e de Maria Augusta de Lemos, de Águeda, e materno de Manuel Tavares Duarte e de Maria José dos Santos Soares (ou Silva). Por via destes avós maternos, era sobrinho do padre José Bernardino dos Santos Silva - ao tempo padre encomendado da Trofa e que foi seu padrinho de baptismo, celebrado a 22 de Setembro de 1905. Madrinha, foi Ana Augusta Ala de Resende, de Águeda.
José dos Santos Ala de Resende casou com Ana Tavares Estima, que assumiu o apelido Resende, a 5 de Junho de 1930, de quem enviuvou a 4 de Agosto de 1981. Foi conhecida como D. Aninhas Resende, sendo filha do benemérito Manuel Maria Tavares de Silva e de Laura Sucena Estima, casados a 12 de Março de 1902.
O casal teve os filhos Maria Laura e Paulo Augusto Tavares Resende, ambos já falecidos.
A casa de José Resende, que agora é
do neto João Paulo Resende Gomes

O estudante, o trabalhador e o 
empresário em Angola

José Resende foi um dos poucos estudantes ribeirenses do seu tempo e, concluídos os estudos, foi guarda-livros em firmado do Porto e Espinho. Chamado pelo sogro Manuel Tavares, viajou para Angola ponde, em Luanda, fez fortuna como empresário e representante comercial e para lá atraindo o irmão Armando (que a 17 de Dezembro de 1955 suspendeu a sua presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira) e os sobrinhos José Bernardino (já  falecido), Manuel e Albano Ferreira dos Santos Resende, filhos de Manuel (Neca Resende).
O filho Paulo Augusto foi conhecido desportista ligado ao basquetebol e dirigente da equipa feminina do Benfica de Luanda que, nos anos 60 do século XX, foi campeã nacional. A filha Laura licenciou-se em Farmácias e trabalhou nesta área.
A sua casa apalaçada de Óis da Ribeira é hoje propriedade do neto João Paulo, que foi presidente da direcção da Arcor.
A placa MFS 1908

A casa apalaçada de
Manuel Filipe Soares!

A casa foi construída por Manuel Filipe Soares, ribeirense que foi carpinteiro e esteve alguns anos emigrado no Brasil, no Rio de Janeiro, onde terá feito fortuna.

Regressado a Portugal, de onde saíra aos 29 anos, em 1890, construiu esta residência apalaçada, que os herdeiros venderem a José Resende - em data desconhecida. 

A placa da fachada principal, com as inicias MFS, indica que terá sido concluída em 1908, supondo-se que já nessa data Manuel Filipe Sares tenha já regressado definitivamente do Brasil.
Um dos filhos, curiosamente, nasceu no dia 26 de Dezembro de 1889: David. Teve um outro filho, Virgílio, quando já estava no Brasil. Supostamente, uma filha será seguido a vida religiosa. A mãe e esposa de Manuel Filipe Soares era Guilhermina Estima, que era natural de Espinhel, filha de Germano de Sousa e de Josefa Maria Estima.
Os avós paternos e pais de Manuel Filipe Soares, eram Manuel Pereira da Conceição e Teresa Maria de Freitas, ambos de Óis da Ribeira. 

Sem comentários: