segunda-feira, dezembro 24, 2018

A fonte do Cruzeiro e o empedrado do Adro da Igreja


A Fonte do Cruzeiro, como habitualmente conhecemos a da Rua da Ponte (agora, Rua Jacinto Bernardo Henriques) em sempre ali esteve. Foi mudada do agora chamado Largo do Centro Social, ou do Cruzeiro, mais ou menos onde agira estão os mastros das bandeiras da Arcor.
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira na sua sessão de 24 de Dezembro de 1954, pagou 1080$00 de trabalho e carretos pelo muro de suporte, o mesmo que ainda lá está.  A este custo, acrescentou-se o de 915$00 para desmontar e montar a fonte, incluindo a construção do bebedouro para amimais (que ainda se vê na foto, embora agora sem qualquer utilidade), fundações e canalizações.
Manuel Tavares

Tapete de pedra
do adro da Igreja

Outro custo do dia foi o da construção do centro de cimento do cruzeiro, por 1 632$50, assim como o de 3  bancos de jardim para o mesmo largo, comprados à Alba, de Albergaria, por 1671$20, incluindo o frete do caminho de ferro.
A Junta de Freguesia era presidida por Benjamim Soares de Freitas e, no mesmo dia de há 64 anos, entre outras coisas, recebeu a planta com o desenho do tapete em pedra do Adro da Igreja, que foi oferecido pelo benemérito Manuel Maria Tavares da Silva.
Gesto que o então presidente da Câmara, o dr. Fausto de Oliveira, considerou merecedor da sua aprovação e de elogio a Manuel Maria Tavares da Silva, que, segundo as suas palavras (do presidente), quis embelezar a entrada da igreja onde foi baptizado.

Sem comentários: