sexta-feira, dezembro 28, 2018

Os nomes de quem se fala para as intercalares de TravassÓis!

Sérgio Neves (PSD)
Júlia Melo (PS)
A. Saraiva (BE)


Há notícias, embora dadas sob condição, de mais candidatos à presidência da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, nas eleições intercalares de 24 de Fevereiro de 2019. 
Dois deles s(er)ão repetentes: o  persistente Sérgio Neves, pelo PSD, e a misteriosa Júlia Melo, pelo PS.
Já é oficialmente conhecida uma
Jornal Soberania do Povo
outra repetência: a do inefável Aníbal Marques Saraiva, comerciante de 62 anos que já foi candidato socialista, foi candidato bloquista, foi candidato co-
munista (há 14 meses...) e agora des-
fralda, de novo, a bandeira do Bloco de Esquerda. Ao que partidos chegam!...
Agora, o jornal Soberania do Povo (ver ao lado), citando o presidente da Co-
missão Política Concelhia de Águeda do PSD, Luís Tendeiro, diz que «em condições normais, o candidato será Sérgio Neves», precisando que «estão a ser feitos esforços para a constituição de lista em Travassô e Óis da Ribeira». Neves foi eleito presidente da Junta mas, sem maioria e sem acordo, não conseguiu eleger o restante executivo. Disso resultado as eleições intercalares.
Isto é: é mais do mesmo! 
Em honra da sua história!
Relativamente ao PS, diz SP que «a recandidatura de Júlia Melo terá sido anunciada, internamente, no jantar de Natal da estrutura concelhia de Águeda, realizado no dia 14» de Dezembro de 2018. Foi a candidata de 2017 e então eleita membro da Assembleia de Freguesia do mandato que agora é intercalado.
Isto é: é Júlia Melo, será, mais da mesma! 
A honrar a sua história recente!
Fernando Pinto
Hélder Filipe

Juntos ainda
para «juntar»

Quando ao Juntos, movimento inde-
pendente de políticos locais «repa-triados» de outros partidos, ainda não terá havido decisão quanto à eventual recandidatura de Mário Ra-
mos Martins - que perdeu as elei-
ções autárquicas de 2017 e é mem-
bro da actual Comissão Administrativa da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. Sobre ela, a candidatura de MM, existirão muitas incertezas.
O que seria (será), a confirmar-se, mais do mesmo.
Por isso, quiçá, se especulam alguns outros nomes «juntistas»: Hélder Filipe Pires, que é suplente da vereação municipal de Águeda e presidente da Orquestra Filarmónica 12 de Abril, e Fernando Pinto, topógrafo e eleito da Assembleia de Freguesia de Águeda e Borralha, mas morador em Travassô - onde está ligado a actividades paroquiais.
A. Soares

CDS pondera a 
candidatura

Falta o CDS, que os actuais juntistas e ex-socialistas de Travassô mataram nas eleições de 2005, quando abandonaram o partido e viraram a casaca para a cor de rosa socialista. Há quem especule sobre a proba-
bilidade de o partido apresentar uma candidatura em Travassô e Óis da Ribeira, para explorar a franja de descontentes com a evolução da política local.
A última candidatura do CDS, em Óis da Ribeira, foi assumida por Albertino Gomes Soares em 1997, há 21 anos. A lista teve 55 votos e, por esta ordem, teve os candidatos Joaquim Araújo, António Melo, Ana Luísa Soares, António Morgado Abran-
tes, Manuel Joaquim Carvalho, José Lamas, Afonso Carvalho, Eugénio Pinheiro, Paulo Rogério Framegas e Fernando Vicente.
Venceu a lista do PSD, liderada por Fernando Tavares Pires (com 341 votos), que se reelegeu, e também concorreu o PS, com António José Tavares (93 votos). 

Travassô com 
6 Juntas do CDS

O CDS, em Travassô, foi 5 vezes vencedor das eleições autárquicas.
As seguintes:
- 1976: Elegendo o presidente Victor Ângelo de Oliveira Soares.
- 1979: Presidente Celestino Ferreira de Matos.
- 1982: Presidente António Ferreira da Silva.
- 1993: Presidente Aníbal Pires de Almeida.
- 1997: Presidente Aníbal Pires de Almeida, que renunciou, sendo substituído por Mário RamosMartins.
- 2001: Presidente Mário Ramos Martins, o mesmo que depois concorreu pelo PS, em 2005 e 2009, e pelo Juntos, em 2013.

Sem comentários: