sexta-feira, fevereiro 26, 2021

* ANOS 1956 e 1961: O relógio da torre da Igreja e a Rua do Cabo

Benjamim S. Freitas
Relógio actual, o que
substituiu o oferecido
por Benjamim Freitas


A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 26 de Fevereiro de 1956, foi informada pelo seu presidente, o benemérito Benjamim Soares de Freitas, da transferência para a autarquia do relógio que, a expensas suas, mandara colocar na torre sineira da Igreja Paroquial.
Isto foi há 65 anos!
O secretário David Soares dos Santos fez o registo em acta, sublinhou tratar-se de um benefício para todos os habitantes de Óis da Ribeira e, com o tesoureiro Aires Carvalho dos Santos, aceitaram a oferta presidencial.
A esse tempo de há 65 anos, já mais de um ano que o relógio estava a funcionar, por conta e manutenção, a título particular, do presidente Benjamim Soares de Freitas. 
A autarquia ficou encarregada de arranjar uma pessoa para semanalmente dar corda ao relógio. Viria a ser Manuel Soares dos Reis e Santos, filho do secretário da JF e que também ficou encarregado de o olear e dar conta de eventuais avarias.
- ANO 1961: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira solicitou a intervenção da Câmara Municipal de Águeda para a requalificação da Rua do Cabo - a agora Rua Manuel Tavares -, que estava intransitável. Já não era a primeira vez que tal pedido era feito, pelo que a Junta resolver deslocar-se a Águeda para insistir no pedido.
O presidente era Manuel Maria Tavares da Silva, com o secretário Armando dos Santos Ala de Resende e o tesoureiro José Pinheiro das Neves. 

Outros anos, 
outros factos!
Manuel Estima Reis, ARCOR Xadrez 
e ARCOR Teatro, tráfico de droga!

- ANO 1934, há 87 anos!
M. Reis
MANUEL ESTIMA DOS REIS: Conhecido por Neca, nasceu neste dia e f
oi o primeiro óisdaribeirense a integrar listas de candidatos à Assembleia Municipal de Águeda. Em 1976, foi o 13º. da lista do CDS. Em 1985, integrou, em 10º. lugar, a lista do CDS para a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira. 
Faleceu a 4 de Janeiro de 2021, há pouco mais de mês e meio, já viúvo de Florbela Pinheiro dos Santos, falecida a 14 de Outubro de 2016, afogada no poço da sua residência. Era filho de Sebastião Pires dos Reis, que foi secretário da Junta de Freguesia no mandato de 1937/1941. 
D. Correia 

- ANO 1981, há 40 anos!
ARCOR XADREZ: Diamantino Correia, com 5 pontos, venceu o Torneio Interno da Secção de ARCOR, que terminou a 26 de Fevereiro de 1981 e decorria desde o dia 22, na sede e em 7 sessões.
Classificação final: 1º.-Diamantino Correia (5 pontos-17,5); 2º.-Armando Ferreira (5-15); 3º.-José Pires Tavares (4); 4º.-Jaime Reis (3,5-11,25); 5º.-Armando Morais (3,5-9,75); 6º.-Aurélio Reis (3); 7º.-Rui Fernandes (2,5); 8º.-João Viegas (1,5).
O GTA de 2000 (parte)

- ANO 2000, há 21 anos|
ARCOR TEATRO: O Grupo de Teatro da ARCOR encerrou a época artística, durante a qual representou a peça «A hora do suplício», uma comédia e cançonetas. O grupo era dirigido por Firmino Santos e com participação Porfírio Pires, Hernâni Pires, Clara Santos, Fernando Dinis, Horácio Soares, Luís Gonçalo, José Manuel Gomes, Lurdes Fernandes, Ana Matos de Almeida, Carlos Matos, Alípio Framegas e António Carlos Santos. 

- ANO 2002, há 19 anos!
TRAFICANTES PRESOS: A GNR deteve dois indivíduos, um de Águeda e outro de Recardães, de 22 e 40 anos, surpreendidos em flagrante e em Óis da Ribeira na posse de 15 doses de heroína. Apresentados a tribunal, foram mandados em liberdade. Dias antes, um homem e uma mulher tinham sido detidos na posse de 2,3 doses e também mandados em liberdade.

Sem comentários: