domingo, fevereiro 21, 2021

* ANO 2019: Comício do Juntos nas eleições intercalares

O Movimento Independente Juntos em campanha em Óis da Ribeira (2019)
 
Grupo de candidatos do Juntos 2019


O comício/sessão de esclarecimento do Juntos - Movimento Independentedas eleições locais intercalares de 24 de Fevereiro de 2019, há 2 anos, decorreu no salão da sede de União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, em Óis da Ribeira e a 21 de Fevereiro de 2019.
A sessão juntista teve dois apoiantes de peso: Jorge Almeida e Brito Salvador, respectivamente presidentes da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal de Águeda e ambos eleitos pelo movimento independente.
A questão do posto médico/extensão de saúde de Travassô (que também serve a população de Óis da Ribeira) foi um dos pontos fortes da noite, afirmando o movimento independente que «há quem diga que não há projectos...», mas que, sublinhou, «há verdadeiro projecto, pronto, concluído, com especialidades , devidamente licenciado...».
António Horácio Tavares era o n.º. 2 da lista e o primeiro candidato de Óis da Ribeira e era anunciado pelos Juntos como «a voz dos anseios da população de Óis da Ribeira com vista a uma verdadeira União». O segundo candidato de Óis da Ribeira, em 9º. lugar da lista, era o engº. Luís Henrique Ferreira.

António Horácio
Tavares (Juntos)

A segunda lista
mais votada !

O Movimento Independente Juntos de Travassô e Ói da Ribeira viria a ter 268 votos, correspondentes a 20,12% dos 1 332 eleitores (65,94% dos inscritos) que foram às urnas.
As três mesas destas eleições intercalares - duas em Travassô e uma em Óis da Ribeira - tinham 2020 eleitores registados e os juntistas elegeram dois mandatos para a Assembleia de Freguesia.
Outros resultados:
- PSD, de Sérgio Neves: 712 votos (53,68%) e 6 mandatos.
- CDS, de Ricardo Almeida: 174 votos (13,06%), um mandato.
- PS, de Júlia Melo: 105 votos (7,88%) e nenhum eleito.
- Bloco de Esquerda, de Aníbal Saraiva: 20 votos (1,5%), nenhum eleito.
- CDU, de Luís Festas Simões: 18votos (1,35%), nenhum eleito.
- Brancos: 20 (1,5%).
- Nulos: 12 (0,90%).

Outros nos,
outros factos !
Cinema, xadrez e árvores da ARCOR, 
a (quase) centenária Dulce Pires Soares !

- ANO 1989, há 41 anos!
CINEMA NA ARCOR: A Secção de Cinema da ARCOR apresentou o 
filme «O pão nosso de cada dia», romance, realização de F. W. Mumau, 1930.
O ciclo de cinema tinha a colaboração da Junta Central das Casas do Povo e os filmes era exibidos na sede da Junta de Freguesia, agora sede da Tuna / AFOR. As exibições de filmes tinham grande adesão popular, o que levou, mais tarde, a que fossem exibidos no salão do restaurante «Pôr do Sol».

- ANO 1981, há 40 anos!
TORNEIO DE XADREZ: A ARCOR iniciou o seu primeiro torneio interno de xadrez, preparando a participação no encontro nacional de 14 de Março seguinte e a partida com o Orfeão de Águeda, a 21 do mesmo mês. 
O encontro decorreu até ao dia 26 de Fevereiro de 1981 e neste dia de 2021 aqui daremos os resultados.
Dulce P. Soares

- ANO 1999, há 22 anos!
DULCE PIRES SOARES faleceu a 21 de Fevereiro de 1999, a pouco mais de meio ano de fazer 100 anos. 
Natural de Travassô, nasceu a 30 de Setembro de 1899 e era filha de Jacinto Pires Soares, lavrador de Óis da Ribeira, e de Rosa Pires das Neves, de Travassô. Casou com Júlio Reis - pai de seus filhos Maria Nazaré (Maria do Hermenegildo, já falecida), Nair (Rua António Bernardino) e Manuel Pires dos Reis, emigrado na Venezuela. Casou em segundas núpcias com Fernando Maria dos Reis, a 16 de Maio de 1939, divorciando-se a 21 de Janeiro de 1949. Era viúvo e pai de Maria da Luz Resende, José Pires Ferreira dos Reis (Zé da Luz), Maria Cidalina, Cristalina e Maria Simões dos Reis (Maria da Luz, de José Neves), já todos falecidos
Dulce tem descendentes vivos em Óis da Ribeira: a filha Nair e os netos Maria Isabel e Jacinto Pires Viegas, filhos de Maria Nazaré, e os bisnetos Júlio e Diana (filhos de Jacinto).

- ANO 1999, há 22 anos!
ÁRVORES: A ARCOR vendeu as árvores do terreno vendido por Armando Resende à Câmara Municipal de Águeda, para ser cedido à Junta de Freguesia e esta à associação.
É o terreno onde foram construídos centro social da ARCOR e a sede da autarquia local - agora sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.  

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu gosto é da estrela, ai o que ela incomodou, a todos !!!