quinta-feira, fevereiro 11, 2021

A ARCOR desportiva: glórias da canoagem e outras (extintas) modalidades!

ARCOR, equipas de futsal separadas por 20 anos: a de 1982, de equipamento
preto, e a de 2002. Outra valência que se perdeu na espuma do tempo arcoriano

Equipa de futebol de 5, o actual futsal, da ARCOR em
1982: Diamantino Correia, Fausto Melo, Zé Pires, Zé
Maria e Zé Ferreira (de pé), Carlos Marques (Bicho), 
Milton Gomez, Zé Pedro (da Borralha), Custódio 
Ferreira e Zé Celestino (presidente da direção)
Tiago Tavares
campeão do
mundo de
canoagem

A ARCOR, enquanto associação desportiva na sua génese fundacional, dinamizou várias modalidades ao longo dos seus 42 anos de história. 
A canoagem é a mais recentes, já de 1990 (e já vai a caminho os 31 anos...) e tem historial notável (um campeão do mundo e vários campeões nacionais e regionais) e é a única em actividade.
Os primeiros anos, os da comissão instaladora e da primeira direção (ambas de Celestino Viegas), deram 
Futsal, anos 90: Rui Fernandes, Carlos
Marques, Nabais (Barrô), Victor Melo e
Sesnando Reis, presidente da direção. Em
baixo, Milton Gomez, V. Melo (sobrinho 
Francisco á frente), e Carlos Samuel
principal atenção ao futebol (de 11), embora sem campo próprio e sem sequer terem treinos, sendo lendárias as vitórias no Torneio do Alvarense (campeão, a 29 de Junho de 1980) e participação no torneio popular do jornal «Soberania do Povo» (quando foi terceira classificada do grupo de Fermentelos, em 1979, o ano da fundação).
Ao nível da variante de 7, teve duas equipas a disputar (com unicamente jovens locais) torneios dos Escalões C e D da Direção Geral de Desportos, em 1979 e em provas da Delegação Distrital de Aveiro.
Ao mesmo tempo, foram criadas e desenvolvidas as secções de ping-pong (realizando torneios internos de ténis de mesa, o outro nome da modalidade) e xadrez, que chegou a disputar torneios inter-clubes e da Associação de Xadrez de Aveiro. 
Simultâneamente, a ARCOR realizou, a nível popular, provas de atletismo e corridas de barcos na pateira.
Vela da ARCOR/IDL em 2003/2004

Futebol de 5 e de 7,
até à canoagem !

A equipa de futebol de 11 continuou a disputar muitos jogos e torneios populares da modalidade e, já nos anos 90 (ver imagem mais acima) reactivou a variante de 5. No tempo da direção de Sesnando Alves dos Reis.
A estas modalidades, entretanto «juntou» a canoagem, que teve a
 primeira apresentação, nas águas da pateira, a 28 de Outubro de 1990 - ano em que uma equipa de atletismo disputou, a 17 de Junho, a estafeta do Instituto Superior Militar, de Águeda. Ficou em 19º. lugar entre 26 concorrentes.
Andebol na ARCOR em 2002/2004, com
o monitor Hugo Polido, no polidesportivo
do areeiro das Pedrinhas da Forca 
A canoagem foi oficialmente apresentada a 2 de Dezembro e inscrita na Federação Portuguesa de Canoagem no dia 6 do mesmo mês de 1990. 
A modalidade, de então para cá, teve muitos campeões regionais e nacionais e, em momento muito  altíssimo, um campeão do mundo: Tiago Tavares, em C1 200, sub-23, em Minsk, na Bielorrússia e a 31 de Julho de 2016. Duas semanas antes, tinha sido vice-campeão da Europa, em Plovdiv, na Bulgária.
A canoagem é transversal às direções de Sesnando Reis, António José Tavares, Fernando Reis, Celestino Viegas, Agostinho Tavares, João Gomes, Manuel Soares e Mário Marques.
Apenas teve um hiato, com actividades totalmente paralisadas: do final da época desportiva canoística de 2005 até 1 de Junho de 2007, preparando a época desportiva de 2008 e quando foi assumida por antigos dirigentes do então extinto Clube de Canoagem de Águeda (o CCA). 
O regresso competitivo oficial foi a 2 de Março, quando organizou o campeonato regional de fundo, sagrando-se campeã da Aveiro, com 831 pontos. Venceu, também no mesmo dia, a Taça Regional de Tripulações, com 157 pontos.
André Coelho (K1 juniores) e Rúben Ferreira (K1 cadetes) sagraram-se campeões distritais. Os dois atletas também foram campeões também em K2 juniores.
Canoagem da ARCOR até aos dias de hoje.
Ténis na ARCOR nos anos 2003/04
como professor Fernando Vilela. 

Andebol, ténis, a vela e o
futsal, sempre a canoagem!

O princípio do novo século foi tempo de, já de novo na direção de Celestino Viegas, se praticar andebol e ténis (modalidades especialmente destinados às crianças utentes da ARCOR), vela (em parceria com o Instituto Duarte Lemos) e de reactivar o futebol de 5 - agora denominado futsal.
A partir de 2002, na verdade, o futsal representou a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira em vários torneios inter-freguesias do concelho de Águeda. Até 2014, quando foi eliminada nos quartos de final do torneio.
De lá para cá, não mais se praticou e, lamentavelmente, sucessivas direções (até) se esqueceram do polidesportivo do areeiro das Pedrinhas da Forca. Abandonado e degradado.
O desporto arcoriana, de lá para cá, está apenas limitado à canoagem (e não é pouco, pois tem excelentes resultados!!!...), secção que é gerida por comissão própria.

No pó do tempo, ficaram o futebol, o futsal, o xadrez e o andebol, o atletismo e a vela.    
- PS: O d´Óis Por Três pede desculpa por algum eventual
lapso ou omissão de algum dado mais significativo.

Sem comentários: