domingo, fevereiro 07, 2021

* 1898, há 123 anos: Joaquim Viegas, um empreendedor em Angola!

A casa, residência e comércio de Nova Lisboa (net), actual cidade de Huambo
em Angoa, construída nos anos 30 do século XX
O casal Joaquim Viegas e Maria
Mercedes dos Santos Pinto


O óisdaribeirense Joaquim Viegas nasceu há 123 anos, a 7 de Fevereiro de 1898. É tio-bisavô materno de Edson Viegas dos Santos, o actual vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Foi próspero comerciante em Angola e empreendedor de raras capacidades empresariais, muito ligado ao desenvolvimento da cidade de Nova Lisboa, actual Huambo - capital da província do mesmo nome.
Nova Lisboa, nos anos 20 do Século XX (fundada a 21 de Agosto de 1912, pelo general Norton de Matos, ao tempo Alto-Comissário em Angola), era cidade em expansão, crescendo à volta do Caminho de Ferro de Benguela, e Joaquim Viegas já lá estava estabelecido como pequeno comerciante. Depois, sustentadamente foi aumentando a sua área comercial para o sector alimentar e vínico e também no industrial agrário e na importação/exportação.
Joaquim Viegas casou-se a 11 de Fevereiro de 1929, com Maria Mercedes dos Santos Pinto, em Nelas - de onde ela era natural, da Póvoa de Santo António (Canas de Senhorim). De Angola veio para o casamento e o casal regressou para Angola e a Nova Lisboa e teve os filhos Tito, Sérgio (funcionários públicos) e Ivone (professora primária) - que se fixaram em Póvoa de Santo António, em Nelas, terra da mãe, quando regressaram de Angola, após a independência, em 1975.
A casa que foi de Joaquim
Viegas e agora é de Mário 
Vieira, sobrinho-neto, na 
Viela do Canto

Família de tios
e 3 sobrinhos !

O espírito empreendedor de Joaquim Viegas multiplicou as suas actividades, o que o levou, por exemplo, a ampliar o seu universo empresarial e a, nos anos 30, construir uma das primeiras casas particulares de 1º. andar da cidade, no Bairro de Santo António - a que se vê na imagem de cima.
O seu desenvolvimento das suas actividades empresariais levou a que chamasse para Nova Lisboa três sobrinhos, filhos do irmão Abílio, que nasceu a 12 de Maio de 1894 e faleceu a 29 de Outubro de 1942: Manuel, José e Aníbal, irmãos da recentemente falecida Isilda Pires Viegas - que ficou em Óis da Ribeira.
Abílio Viegas foi casado com Silvina Pires Soares, mãe dos seus 4 filhos, e era agricultor e consagrado tunante (músico e dirigente da Tuna de Óis da Ribeira).
José, filho de Abílio e sobrinho de Joaquim, que a sua geração
 de Óis da Ribeira conheceu como Zé Mau, é avô de Edson Viegas 
Abílio Viegas
dos Santos - o actual vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda.

A família de origem

Joaquim Viegas era filho de Maria Florinda Viegas, jornaleira de Óis da Ribeira, e neto de Maria Florinda de Jesus. 
Além do irmão Abílio, que acima falamos, também tinha a irmã Ana Rosa, 17 anos mais velha e que foi a sua madrinha de baptismo. Padrinho, foi Joaquim Maria Viegas, carpinteiro e que, em 1918, foi presidente da Comissão Administrativa da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, nomeado pelo Governador Civil de Aveiro.
Nascida a 26 de Abril de 1881 e falecida a 27 de Maio de 1951, Ana Rosa foi casada com o agricultor José Maria Morais. O casal morava na actual Viela dos Morais e teve os filhos Celestino e os gémeos Acúrsio e José Maria Morais Júnior, já todos falecidos.
Joaquim Viegas faleceu a 3 de Abril de 1975, aos 77 anos e em Cabas de Senhorim, município de Nelas.

Sem comentários: