quinta-feira, julho 20, 2023

Escola primária d´Óis vai ser cedida à Tuna/AFOR!

A escola primária de Óis a Ribeira passou para a Cruz Vermelha de Águeda. A Junta de Freguesia
travassÓisense renunciou ao protocolo que assinara, para ser cedida a uma instituição externa.
Agora, volta à posse de Óis da Ribeira. O seu a seu dono!

A proposta da agenda trabalhos da sessão de hoje,
dia 20/07/2023, da Câmara Municipal de Águeda



A sessão da Câmara Municipal de Águeda vai votar a proposta de cessação do contrato de comodato que, a 20 de Janeiro de 2020, cedeu a escola de Óis da Ribeira à Delegação de Águeda de Cruz Vemelha.
Vai ser cedida à Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR).
Os presidentes da Câmara, Jorge Almeida, e da Junta da UFTOR,
Sérgio Neves, assinaram, a 16 de Janeiro de 2020, um protocolo
que depois «rasgaram»... para «dar» a escola à Cruz Vermelha
A Óis da Ribeira o que é de Óis da Ribeira!
O seu a seu dono!|
O edifício de três salas e logradouro tinha inicialmente sido cedido à Junta de Freguesia por protocolo com a Câmara Municipal de Águeda, assinado a 16 de Janeiro de 2020. Junta que para lá prometeu mundos e fundos, até que, da npoite para o diam a «devolveu» - sem que concretizasse o tal «desenvolver um projeto multigeracional».
A cedência do edifício iria, recordemos a promessa da Junta, «permitir à UF desenvolver um projeto multigeracional, tendo por objetivo a realização de atividades de caráter social e cultural, projetos com a comunidade que promovam a integração e a inclusão social». Entre as atividades previstas para aquele espaço, contava-se a criação de um atelier de costura.
Só que nada disso aconteceu.
A Câmara Municipal de Águeda, entretanto e no dia 3 de Março de 2022, aprovou a cessação do protocolo de cedência do edifício da escola primária de Óis da Ribeira à Junta de Freguesia - a pedido desta. 
Passa(va) para a gestão e uso(fruto) para a Delegação da Cruz Vermelha de Águeda.
«A proposta camarária teve o nº. 100/22 e atirou para o galheiro o referido protocolo assinado a 16 de Janeiro de 2020, em favor da Junta de Freguesia da UFTOR. Isto é: o património físico (a escola, de 3 salas e logradouros) vai passar a ser utilizado por uma instituição que nada tem a ver com Óis da Ribeira. Sendo património de Óis da Ribeira», escrevemos nessa altura.
Antevisão de Creche Montessori

A Junta (in)cumpre e fala
da Creche Montessori!...

O d´Óis Por Três, aliás, repetidamente se «bateu» contra essa cedência - por exemplo,  a 5 de Março de 2022, quando, reflectindo sobre o caso, escreveu que a Junta de Freguesia
 «não só não fez nada do que protocolou com a Câmara Municipal, como, PIOR..., o património de Óis da Ribeira é entregue, por cedência da Junta de Freguesia da (des)União da UFTOR, a uma instituição externa».
PIOR, escrevemos então e com letra maíuscula: «Para abrir uma creche, denominada Método Montessori, de inspiração italiana» e, segundo a propaganda das eleições autárquicas travassÓisenses de 26 de Setembro de 2021, para «desenvolvimento integral das crianças, apostando em todos os aspectos».
Isto é: em (aparente?) concorrência às creches da ARCOR e do Patronato de Travassô.
Ele há/houve cada um(a)!
E com os eleitos de Óis da Ribeira a ver «passar os comboios»..., sem minimamente cuidar dos interesses públicos da vila!
Curiosamente, ou talvez não..., o presidente Sérgio Neves, na última Assembleia de Freguesia da UFTOR, a de 30 de Junho de 2023 e quanto à Creche Montessori, foi prguntado e (im)precisou que recentemente se tinha realizado uma reunião de trabalho na Segurança Social de Aveiro, para «fazer alterações» ao projecto, faltando o «visto» para se iniciarem as obras.
Ou estava mal informado, ou...
Tuna/AFOR!

Parabéns à Tuna
que é Associação
Filarmónica !


A proposta de hoje vai seguramente ser aprovada, pois o executivoproponente, liderado pelo juntista Jorge Almeida, tem maioria absoluta.
E, seguramente, nenhum dos 3 vereadores a oposição - 2 do PS e um do CDS - votará contra. 
O agora centrista (ex-PSD) Antero de Almeida até já foi candidato a presidente da assembleia geral da Tuna / AFOR. Nas eleições de 2017!
O d´Óis Por Três felicita a Tuna / AFOR por este «enriquecimento» patrimonial que, na prática, restitui a Óis da Ribeira o que lhe tinha sido «usurpado».
As diligências e sacrifícios dos autarcas e do povo óisdaribeirenses, que resultaram nas obras de construção das 3 salas - começadas em 1946, com os trabalhos de terraplanagem para a primeira sala (a velha) das 3 da escola primária -, voltam à posse de Óis da Ribeira e de uma sua instituição.
Parabéns à Tuna que é Associação Filarmónica de Óis da Ribeira!

4 comentários:

Anónimo disse...

Há evidência constante da mentira, quando há inconsistencia e imprecisão nas palavras e atitudes. A verdade prevalece e a mentira desvanece se com o tempo. Nao há segredo que o comportamento nao revele dos três estarem em conluio com aparente engano enganador fingidor.

Anónimo disse...

As más línguas até já comentam por ali e aqui, que dentro de breve com tanta homenagem bonita, iremos ter por aí uma figura de vulto modelado de um garrafão.

Anónimo disse...

Não há nada de tão belo como espalhar a mensagem dos raios da verdade por outros meios de transmissão.

Anónimo disse...

Por diversos motivos...

A primeira "Festa do Peixe" foi em 2006, integrada na semana/fim de semana cultural, que por sua vez tinha tido a primeira edição em 2005, aquando da apresentação do primeiro CD "Murmúrios da Pateira", realizada nas instalações da ARCOR.
O peixe foi tendo mais ou menos destaque nos anos seguintes, até que em 2011 justificou-se a mudança do título do certame para "FESTA DO PEIXE".. Esse ano houve inclusive uma simulação da pesca ao candeio...
Este ano, na sua 18a edição, a Festa do Peixe será realizada (por diversos motivos) junto ao rio/ponte e à sede da associação. Muda-se o local mantém-se o bom peixe frito (e não só)!!!