quarta-feira, julho 19, 2023

Festa do Peixe da Tuna/AFOR será junto à sede e ao rio Águeda!

O cartaz da Festa do Peixe de 2023
Tuna/ AFOR


A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR) vai organizar a 18ª. edição da sua Festa do Peixe Frito, marcada para os dias 29 e 30 de Julho de 2023.
O d´Óis Por Três já a 25 de Junho AQUI deu notícia e hoje pode adiantar o pormenor essencial deste ano: a mudança de local do tradicional evento tunante.
A edição de 2023, efectivamente, deixa de ser na margem direita da pateira e junto ao coreto e hangar de canoagem da ARCOR - 
onde sempre foi.
Passa para o logradouro da sede da Tuna /AFOR, no terreno junto ao Rio Águeda que a assembleia geral de 2 de Outubro de 2012 autorizou comprar a Fernando Anacleto dos Santos Estima, óisdaribeirense emigrado na Venezuela.
O cartaz oficial indica que, no dia 29, as iguarias estarão disponíveis a partir das 16 horas.
A 30, um domingo, será a partir das 12 horas.
Quanto aos pratos gastronómicos, avulta naturalmente o peixe frito da pateira, mais enguias (de caldeirada e fritas), bifanas e sopa de pedra.
Mais pormenores daremos, assim deles saibamos.
Peixe a servir...

Serviços da Tuna/AFOR

de Oiã a... Recardães !

A Tuna/AFOR, entretanto, tem programados vários serviços religiosos no seu calendário de eventos.
Os seguintes, os mais próximos e nos seguintes dias:
- Dia 6 de Agosto, domingo: Festas de Santo António, no lugar da Giesta (da Paróquia de Oiã, em Oliveira do Bairro e às 8 horas), e de Nossa Senhora da Ouvida e S.
Lourenço, em Alviães, na Paróquia de Palmaz, em Oliveira de Azeméis (às 15).
- Dia 13 de Agosto, domingo: Festa em Eirol.
- Dia 15 de Agosto, terça-feira: Festa de Nossa Senhora do Amparo, em Travassô.
- Dia 20 de Agosto, domingo: Festas de Nossa Senhora da Memória, no  Paço (em Esgueira, às 9 horas) e de S. Joaquim, em Santiais (em Estarreja, às 14).
- Dia 1 de Outubro, domingo: Festa de S. Miguel, em Recardães.
- Dias 25 e 26 de Novembro, sábado e domingo: Festa do 126º. aniversário.

1 comentário:

Anónimo disse...

Por diversos motivos...

A primeira "Festa do Peixe" foi em 2006, integrada na semana/fim de semana cultural, que por sua vez tinha tido a primeira edição em 2005, aquando da apresentação do primeiro CD "Murmúrios da Pateira", realizada nas instalações da ARCOR.
O peixe foi tendo mais ou menos destaque nos anos seguintes, até que em 2011 justificou-se a mudança do título do certame para "FESTA DO PEIXE".. Esse ano houve inclusive uma simulação da pesca ao candeio...
Este ano, na sua 18a edição, a Festa do Peixe será realizada (por diversos motivos) junto ao rio/ponte e à sede da associação. Muda-se o local mantém-se o bom peixe frito (e não só)!!!