sexta-feira, dezembro 08, 2023

O salto qualitativo e a profissionalização técnica da ARCOR Canoagem!


A ARCOR Canoagem de 2033: prepara-se agora o ano de 2024!

Tiago Viegas
ARCOR
Canoagem

O treinador Tiago Viegas, responsável técnico da ARCOR Canoagem, disse ao d´Óis Por que «é fundamental e urgente responder ao aumento do número de atletas e para o clube e a canoagem, em Óis da Ribeira, darem um salto qualitativo».
O clube tem em actividade cerca de 90 atletas, envolvendo os escalões de iniciados, infantis, cadetes, juniores e seniores. Masters são 25 e também 10 paracanoístas e 4 atletas de SUPs. Cerca de 25 no total são do sexo feminino.
E um vasto quadro de treinadores: no polo sede, em Óis da Ribeira, trabalham, para além de Tiago Viegas, também Ana Almeida e João Framegas, como treinadores adjuntos, Paulo Oliveira (na iniciação), e Sandra Almeida (no stand up paddle).
O polo de Águeda tem João Paulo Brinco, Hugo Costa e Fernando Guimarães.
«A equipa neste momento é bastante jovem, no entanto bastante alargada», comentou Tiago Viegas, acrescentando e esclarecendo que «os atletas têm vindo a assimilar de forma positiva a cultura de trabalho da modalidade e do próprio clube».
O que, do seu ponto de vista, «nos dá boas perspectivas num futuro a médio prazo de formarmos atletas que se destaquem mas também jovens com capacidade de se superarem na vida».


A profissionalização
do quadros técnicos da
ARCOR Canoagem!

A modalidade é suficientemente apoiada pelas autarquias locais, Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Águeda? E pela ARCOR?, perguntou o d´Óis Por Três.
«Sim e têm sido bastante colaborativas em todas as iniciativas propostas e atividades realizadas. Acredito que a Câmara Municipal de Águeda poderá ter um papel importante 
para se efetivar uma profissionalização dos quadros técnicos», declarou Tiago Viegas.
O clube tem/oferece condições e meios de treino que a(o)s façam evoluir?, perguntou o d´Óis Por Três.
«O clube, tal como a generalidade das associações desportivas, tem algumas lacunas», considerou o treinador arcoriano, acrescentando que «no entanto, com muito espírito de sacrifício, muitas iniciativas e muito trabalho de todos os envolvidos, tem feito um bom trabalho para colocar os nossos atletas num patamar de destaque na canoagem nacional».
Perguntámos a Tiago Viegas, também, o que acha do Centro de Apoio ao Desporto Adaptado (CADA) já há alguns anos anunciado pela Junta de Freguesia? Ver imagem acima.
«Não tenho conhecimento desse projeto», respondeu Tiago Viegas.

Sem comentários: