domingo, janeiro 26, 2025

O futuro da Náutica de Lazer e Inclusiva! O «Cantinho do Rouxinol» Hercílio!

A mesa da tertúlia de ontem, na sede da UFTOR, em Óis da Ribeira
 
Assistência da tertúlia



A tertúlia «Náutica de Lazer e Inclusiva - que futuro?» realizou-se ontem em Óis da Ribeira, numa iniciativa da Associação Juvenil Hugo Costa e particularmente «dedicada às Estações Náuticas, à Náutica de Lazer e Inclusiva e ao impacto do Turismo de Natureza».
António José Correia, coordenador da Rede Nacional de Estações Náuticas, foi um dos oradores, nomeadamente destacando que «cada Estação Náutica (EN) constitui-se como uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos do território».
Inclui, sublinhou 
António José Correia, «a oferta de actividades náuticas, alojamento, restauração e outras iniciativas e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas».
A Rede Náutica está instalada no litoral e interior de Portugal e, de momento, é composta por 38 estações, envolvendo cerca de 1500 parceiros, sendo empresas cerca de 60%.
A tertúlia decorreu no salão nobre da sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR), nesta vila e como se pode ver nas fotos. Teve apoio dos parceiros Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Câmara Municipal de Águeda, UFTOR e ARCOR Canoagem.
Os filhos Álvaro e Anabela e Alcina, viúva de Hercílio de Almeida


O «Cantinho 
do Rouxinol»
é de Hercílio 
de Almeida !

O programa da tertúlia envolveu uma homenagem póstuma a Hercílio Alves de Almeida, que foi grande divulgador da pateira, ora em trabalhos de poesia popular, ora em escritos na imprensa regional.
«Foi personalidade de várias matrizes culturais, foi
Hercílio Almeida
 correspondente de vários jornais 
regionais, poeta e escritor popular (com obras editadas em livros) e ensaiador de teatro, nomeadamente de grupos ligados à ARCOR - adultos e infantis», sublinhou o d´Óis Por Três, a 23 de Janeiro deste ano e como se pode rever AQUI.
O seu nome, em placa (ver foto) fica em memória num dos observatórios da pateira, que, segundo a Associação Juvenil Hugo Costa, passou a ser denominado «Cantinho do Rouxinol», por ser «um local especial, onde o Sr. Hercílio passou dias felizes!».
Hercílio Alves de Almeida faleceu a 9 de Novembro de 2019, aos 78 anos, de doença e no Hospital da Universidade de Coimbra, onde estava internado.

 

Sem comentários: