![]() |
O cartaz promocional do evento |
![]() |
Hugo Costa |
A Associação Juvenil Hugo Costa vai organizar, a 25 de Janeiro e 2025, uma «Tertúlia Náutica de Recreio e Inclusiva que futuro», marcada para as 9,39 horas e na pateira de Óis da Ribeira
O encontro vai reunir representantes de estações náuticas portuguesas, associações, federações e outros agentes ligados à náutica de recreio e de inclusão, com o objectivo de «reflectir coletivamente sobre os desafios e oportunidades do setor», nomeadamente «partilhando ideias e experiências e discutindo o papel da náutica inclusiva e o seu futuro no panorama nacional».
Um dos oradores será António José Correia, que é o rosto da Ciência que coordena a Rede de Estações Náuticas em Portugal e, em Óis da Ribeira, partilharáO encontro vai reunir representantes de estações náuticas portuguesas, associações, federações e outros agentes ligados à náutica de recreio e de inclusão, com o objectivo de «reflectir coletivamente sobre os desafios e oportunidades do setor», nomeadamente «partilhando ideias e experiências e discutindo o papel da náutica inclusiva e o seu futuro no panorama nacional».
![]() |
António J. Carvalho |
Cada Estação Náutica (EN) constitui-se como «uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos do território».
, que inclui «a oferta de actividades náuticas, alojamento, restauração e outras iniciativas e serviços relevantes para a atracção de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas».
A Economia Azul prende-se com o fomento e a promoção do turismo náutico sustentável, no plano nacional e internacional, destacando-se a ampla oferta de serviços e atividades relacionadas com as águas litorâneas e interiores prestadas pelos parceiros empresariais.Homenagem a
Hercílio de Almeida!
O evento incluirá, também, uma homenagem a Hercílio de Almeida, óisdaribeirense que foi um apaixonado da canoagem e da pateira de Óis da Ribeira.
Hercílio Alves de Almeida, de seu nome completo, foi personalidade de várias matrizes culturais, foi correspondente de vários jornais regionais, poeta e escritor popular (com obras editadas em livros) e ensaiador de teatro, nomeadamente de grupos ligados à ARCOR - adultos e infantis.
Foi solista da Orquestra Típica e Coral de Águeda (OTCA) e dirigente da ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira e da Cooperativa Agrícola dos Lavradores de Águeda.
Faleceu a 9 de Novembro de 2019, aos 78 anos, de doença e no Hospital da Universidade de Coimbra, onde estava internado. A homenagem está marcada para as 13,00 horas.
Hugo Costa, o patrono da associação e que é técnico e paracanoísta imternacional da ARCOR, convida todas as entidades e interessados a participarem na iniciativa, dela sublinhando «a relevância da cooperação entre diferentes agentes para o desenvolvimento de práticas mais acessíveis e sustentáveis na área náutica».
Sem comentários:
Enviar um comentário