terça-feira, janeiro 21, 2025

Os dias 21 de Janeiro na história de Óis da Ribeira: 1 - ANO 1865, há 160 anos: Os recenseados e os elegíveis de Óis da Ribeira! 2 - ANO 1903: Maria, filha do benemérito Manuel Maria Tavares! 3 - ANO 1945: A nova sede da Junta de Freguesia! 4 - ANO 1979: Teatro do Grupo «Artistas Unidos»! 5 - ANO 2001: Centro Social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia! 6 - ANO 2004: A cozinha e o bar do Centro Social da ARCOR! 7 - ANO 2011: António Horácio Tavares na presidência da Tuna! 8 - ANO 2017: Futuro incerto: o maior desafio da ARCOR! Os (não) coveiros!


O recenseamento de 1864


Os dias 21 de Janeiro na
história de Óis da Ribeira!

1 - ANO 1865,
há 160 anos!
Os recenseados e os
elegíveis de Óis da Ribeira!

A vila de Óis da Ribeira tinha 50 eleitores registados, segundo o censo de 1864. Mais 4 que no ano anterior, mas apenas 14 deles eram elegíveis.
A comissão de recenseamento (municipal) era presidida por Fernando Giraldes Caldeira, com o secretário  António Ferreira Sucena e os dados apurados em todo concelho foram publicados no «Diário de Lisboa (o agora Diário da República) nº. 17, de 21 de Janeiro de 1965 - como se pode ver na imagem.
O padre Manuel Pires Soares era o presidente da Junta da Paróquia (Freguesia) de Óis da Ribeira, Jacinto Pires Soares era o secretário e o drs. Rcraod Tavares da Silva e José Santos Silva eram os vogais.

2 - ANO 1903,
há 122 anos!
Maria, filha do benemérito
Manuel Maria Tavares !


Maria Tavares Estima era filha do então carpinteiro Manuel Maria Tavares da Silva (futuro benemérito e presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, que dá nome à antiga Rua do Cabo) e de Laura Ferreira Sucena, agricultora, nasceu a 3 de Fevereiro de 1903.
Neta paterna de João Tavares da Silva e de Maria Angélica, materna de Manuel Sucena Estima e Maria Luísa Ferreira, teve como padrinhos o capitalista Jacinto Tavares da Silva, viúvo, e Maria Clementina da Maia.
Irmãs dela e nascidas a 4 de Janeiro de 1904 seriam as gémeas Mariana (que faleceu a 5 de Dezembro deste ano) e Ana Tavares Estima Resende (falecida a 4 de Agosto de 1981) e Joaquim Tavares da Silva
Maria faleceu a 11 de Outubro do mesmo ano de 1903.
Benjamim Freitas

3 - ANO 1945, 
há 80 anos!
A nova sede da 
Junta de Freguesia!

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira presidida por Benjamim Soares de Freitas recebeu da Câmara Municipal de Águeda a casa (expropriada) que era de Olívia Pires Soares.
Ficava na actual Rua Jacinto Bernardo Henriques, mais ou menos onde agora está um pequeno monuimento.
O projecto autárquico óisdaribeirense apontava para a demolição de parte do edifício e construção um novo, recuando, para lá funcionar a sua sala de reuniões.
A casa tinha sido de Ana Alves de Carvalho, mãe de Olívia - que estava ausente no Brasil e foi representada pelo seu procurador Diamantino Francisco da Silva, pai, entre outros, do professor Dinis Pires da Silva, César, Anacleto e Maria Ascensão (Maria Volta), todos falecidos.
Firmino Santos


4 - ANO 1979, 
há 46 anos!
Teatro do Grupo 
«Artistas Unidos»

O Grupo de Teatro Amador «Artistas Unidos», de Óis da Ribeira, estreou a 21 de Janeiro de 1979, há 46 nos, a peça «Titular Assassino».
O programa incluía a comédia «Um macaco a fazer contas», ambas ensaiadas por Firmino Santos
O elenco era formado pelos irmãos Isabel e Mário Neves e Leonildo e Danilo Costa, António Carlos, Custódio Ferreira, Carlos Manuel, Manuel Cipriano Gomes (já falecido), Hercílio de Almeida (já falecido), Martinho Oliveira, António Reis e Maria Bernardina Reis.
Os arranjos musicais foram do professor Silas Granjo de Oliveira e José Pires Tavares foi o ponto de cena. 
A estreia foi antecipada para o dia 20, devido a realização da festa de S. Sebastião, e decorreu no salão do restaurante Pôr do Sol, onde o grupo voltou a actuar no dia 15 de Março.
Firmino de Almeida Santos faleceu a 15 de Outubro de 2024, de doença e aos 91 aos. RIP!!!
Antigas sedes da Junta e da ARCOR 


5 - ANO 2001, 
há 24 anos!
Centro Social da ARCOR e
sede da Junta de Freguesia

A ARCOR e a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira promoveram uma reunião, a 21 de Janeiro de 2001, para analisar a situação do projecto do então denominado centro centro cívico.
A reunião foi aberta ao povo, embora pouco participada, e pouca informação passou, pata além de se conformar que o edifício iria ter as sedes das duas instituições, o que já fora anunciado a 21 de Junho de 1991, na Assembleia de Freguesia de quase 10 anos antes - variando apenas as valências que teria, de uma data para a outra.
Sedes que teriam entrada comum, o que veio a não ser autorizado pela Segurança Social.
Fernando Tavares Pires era o presidente da Junta de Freguesia e Fernando Reis Duarte de Almeida da direcção da ARCOR.


6 - ANO 2004,
há 21 anos!
A cozinha e o bar 
do Centro Social 
da ARCOR

Os equipamentos da cozinha e do bar do centro social da ARCOR foram instalados a 21 de Janeiro de 2004.
Há 21 anos e quando a conclusão da obra estava em bom andamento - depois de inciada em 2001!
A esse tempo preparava-se, também, a comemoração do 25º. aniversário da associação -  cmalmoilo festivo marcado para o dia 25 seguinte mas com um progama que incluía actividades mensais e até ao mês de Dezembro desse mesmo ano.
António Horácio

7 - ANO 2011,
há 14 anos!
António Horácio Tavares
na presidência da Tuna!

 Os novos órgãos sociais da Tuna de Óis da Ribeira tomaram posse na noite de 21 de Janeiro de 2011. António Horácio Pires Tavares (na foto) sucedeu a Manuel Soares dos Reis e Santos na presidência da direcção e para o mandato de 2011/2013.
Os empossados foram os seguintes:
- ASSEMBLEIA GERAL: António Manuel Azevedo de Melo (presidente e o seguinte presidente da direção), Armando Figueiredo dos Reis (1º. secretário) e Nuno Miguel Almeida (2º. secretário).
- DIRECÇÃO: António Horácio Pires Tavares (presidente), Luís Carlos Neves (vice-presidente, actual presidente), António Manuel Reis (secretário e futuro presidente), Aurélio Matos dos Reis (tesoureiro) e Gil Dinis Branco (vogal).
- CONSELHO GERAL: António Manuel Dias Soares (presidente), José Maria Almeida Gomes (1º. secretário) e José Tavares Pires (2º. secretário).

Os presidentes Mário Marques e Manuel Soares


8 - ANO 2017,
há 8 anos!
Futuro incerto: o maior 
desafio da ARCOR!
Os (não) coveiros!

 A ARCOR comemorou 38 anos a 21 de Janeiro de 2017 e o presidente Manuel Soares, num discurso emocionado, referiu que a instituição estava provavelmente a passar pelo maior desafio alguma vez visto até então (...). 
A crise directiva de há 8 anos!
Paulo Santos, presidente da assembleia geral 
considerou que «seria para mim um desgosto enorme vir a ser o coveiro  desta casa». 
O jornal «Soberania do Povo», em reportagem de Mariana Pinheiro,  titulava: «ARCOR: futuro incerto aos 38 anos - a instituição ribeirense debate-se com uma crise directiva e o futuro pode resultar na extinção». 
O jornal «Região de Águeda», por sua vez, titulava assim: «ARCOR festeja 38 anos e tenta arranjar nova direcção».
Mário Marques era o tesoureiro deo executivo de Manuel Soares e viria a assumir a presidência da direção arcoriana. Até 2021, quando foi substituído pelo dr. José Bernardino Estima Reis.

Sem comentários: