terça-feira, janeiro 28, 2025

Os dias 28 de Fevereiro em Óis da Ribeira! 1- ANO 1909, há 116 anos: Arménio Pires Tavares faleceu em Angola! 2 - ANO 1929, há 96 anos: A ponte de Óis da Ribeira! 3 - ANO 2000, há 25 anos A morte de Fernando Pires Reis (Peralta)! 4 - ANO 2006, há 19 anos: A Tuna Musical em Espinho e 2 CD´s! 5 - ANO 2007, há 18 anos: ARCOR aos 28 anos e sem puxar a brasa para a sua sardinha, o lar! 6 - ANO 2019, há 6 anos: A remodelação da rede de abastecimento de água!

Arménio Tavares

Óis da Ribeira

Os dias 28 de Fevereiro
em Óis da Ribeira!
1- ANO 1909,
há 116 anos!
Arménio Pires Tavares
faleceu em Angola!

O óisdaribeirense Arménio Pires Tavares nasceu a 28 de Janeiro de 1909, há 116 anos. Faleceu em Angola, a 2 de Março de 1966, vítima de acidente e aos 57 anos.
Filho do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e de Rosa Pires Soares, esteve emigrado no Brasil e, depois, em Angola - onde estavam os seus dois filhos e onde trabalhou na área da produção de café.
Casou com Isolina Tavares da Neves e o casal teve os filhos Maria de Lurdes (falecida ainda criança), Mário (falecido a 30 de Março de 2020, vítima de doença e aos 90 anos) e Maria Cecília Pires Tavares das Neves, moradora na Rua Manuel Tavares (a do Cabo), em Óis da Ribeira. É bisavô paterno de Luís Neves, o actual presidente da direcção da Tuna / AFOR. Está enterrado no cemitério da Gabela, em Angola - cidade onde ao tempo estava com a esposa e os filhos.
A ponte de Óis da Ribeira

2 - ANO 1929, 
há 96 anos!
A ponte de Óis 
da Ribeira !

O «Jornal de Albergaria» tinha, há 96 anos, publicado uma notícia sobre a (não) construção da ponte sobre o rio Águeda, entre Óis da Ribeira e Cabanões, e o «Jornal da ARCOR, citando a imprensa da época, veio lembrar, na sua edição de 23 de Dezembro de 1979, que «há um engano».
«Com esta são já três tentativas que o povo de Óis da Ribeira faz para conseguir este grande melhoramento», lê-se no jornal arcoriano no nº. 2 da sua primeira série.
Mal adivinhariam os óisdaribeirenses desse tempo que só 23 anos depois a ponte seria inaugurada.

Fernando P. Reis

3 - ANO 2000, 
há 25 anos!
A morte de Fernando 
Pires Reis (Peralta) !


O óisdaribeirense Fernando Pires dos Reis faleceu a 28 de Janeiro de 2000, aos 96 anos.
Popularizado como Fernando Peralta, era filho de José Constantino dos Reis e de Maria Rosa da Maia, ambos lavradores de Óis da Ribeira (e que foram pais de 12 filhos), nasceu a 13 de Dezembro de 1903 e casou a 1 de Janeiro de 1927, com Elisiária Carvalho dos Santos, então de 22 anos e de quem enviuvou a 5 de Julho 1991.
O casal teve três filhas Maria Celeste (Tavares) e Maria Benedita já falecidas) e Maria Asssunção Pires dos Santos, moradora na Rua da Pateira e esposa de Aurélio dos Santos Framegas.
Bandeira da Tuna

4 - ANO 2006,
há 19 anos!
A Tuna Musical
em Espinho!
 
A Tuna Musical de Óis da Ribeira actuou em Espinho no dia 28 de Janeiro de 2006, há 19 anos e, correspondendo a um convite da Banda local. «Conheceram o nosso CD e convidaram-nos, vamos lá com muito gosto», disse o maestro Carlos Matos.
O CD era intitulado «Murmúrios da Pateira» e foi gravado em Maio de 2005, no salão da ARCOR, onde foi oficialmente apresentado a 1 de Setembro do mesmo ano, no decorrer do primeiro dia da Semana Cultural da Tuna.
O CD era (é) composto por 16 temas, com 1500 cópias editadas, e o então presidente da direção, Hostilino Cardoso de Matos, filho do maestro e bisneto de Jacinto Matos, um dos fundadores), afirmou que iria «ficar na história da Tuna».
O espectáculo envolveu uma homenagem a David Soares dos Santos, antigo músico, então com 94 anos e que faleceu a 16 de Outubro de 2012, com mais de 101 anos.
O segundo CD tunante foi gravado a 13 e 14 de Abril e apresentado a 21 de Setembro de 2013, denominando-se «Brisas d´Óis».
O presidente Agostinho Tavares e António Celestino
Almeida, directos da Segurança Social de Aveiro

5 - ANO 2007,
há 18 anos!
ARCOR aos 28 anos e
sem puxar a brasa para 
a sua sardinha: o lar!

A ARCOR comemoru 28 anos a 28 de Janeiro de 2007, altura em que o director da Segurança Social de Aveiro, António Celestino de Almeida, alertou para «os erros básicos cometidos» na candidatura ao PARES e convidou a ARCOR a «meter a sua sardinha na brasa».
A alusão era, claramente, à candidatura da ARCOR ao lar de idosos, no âmbito do Programa PARES e apresentada pela direcção do presidente Agostnho Tavares.
«Se estiver nas minhas mãos puxar a brasa para a sua sardinha, eu puxo-a. Mas a sardinha tem que ser posta no assador, para que possa ser bem assadinha. Não cometam é os erros básicos que cometeram», disse António Celestino de Almeida.
Hoje e passados 18 anos, sabemos que a ambição de construir um lar não se concretizou. A sardinha não chegou ao assador.
Obras da rede de águas na Rua Manuel Tavares (Cabo)


6 - ANO 2019,
há 6 anos!
A remodelação da
rede de abastecimento
de água !


Os trabalhos de remodelação da rede de abastecimento de água de Óis da Ribeira começaram no dia 28 de Janeiro de 2019.
Há 6 anos!
Tinham sido adjudicadas pela AdRA - Águas da Região de Aveiro à empresa Construções Fernando Jorge Oliveira Unipessoal, do Fial de Alquerubim, em Albergaria-a-Velha. Desconhecemos o valor da empreitada, mas a remodelação, para além da Rua Manuel Tavares (Cabo), envolverá também a Rua da Pateira.
Fazia tempo, em 2018 e por vários e vários anos, que se falava dessa necessidade, pelo menos desde o tempo da Junta de Freguesia antes da União de Freguesias imposta pelo Governo. Isto porque a tubaria de transporte de Águeda era ainda de fibrocimento - que era o material utilizado na altura da instalação da rede (nos anos 80 do século XX), mas que, ao tempo de há 6 anos  (e desde há anos antes) se sabia (ou se dizia) ser material pernicioso e perigoso para a saúde.
Eva Santos
Dinis Alves

- ANO 2022,
há 3 anos!
Crise directiva
na ARCOR!

A ARCOR, de acordo com os estatutos, diligenciava há 2 anos, a substituição do presidente da direção, o dr. José Bernardino Estima Reis (Zeca), que prematura e infelizmente falecera na noite de 29 de Dezembro de 2021.
Os quatro elementos directivos que ficaram em exercício de funções foram António Manuel de Sousa Balreira Brinco (vice-presidente e o único dirigente efectivo que não é de Óis da Ribeira), Steven Tavares Pires (tesoureiro), Rui Jorge dos Reis Fernandes (secretário) e Maria de Fátima Pires Gomes de Melo (vogal). Mas não tinha presidente.
A solução aparecida, mas que se viria a revelar gorada, foi a episódica presidência de Eva Naria Tavares dos Sartos, eleita a 15 e empossada a 22 de Junho de 2022. Com os atrás referidos dirigentes.
O mandato foi curto menos de 2 meses, e só a de 26 de Outubro de 2022, foi eleito o presidente Dinis Alves da Conceição, para o mandato de 2023/2026.


Sem comentários: